
Dra. Amanda Azevedo recebe Título de Cidadania Sergipana
Em Sessão Especial realizada nesta segunda-feira (16), no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a médica neurologista Dra. Amanda Azevedo Neves Araújo, recebeu o Título de Cidadania Sergipana.
A homenagem foi proposta pelo deputado Luciano Bispo (PSD), em reconhecimento à sua relevante contribuição para a saúde e o desenvolvimento humano no Estado.
Resumo biográfico
Dra. Amanda
Natural de Recife-PE, Dra. Amanda nasceu em 17 de junho de 1990. É filha de Maria de Fátima Azevedo Neves e Paulo Ivo de Sá Araújo, e cresceu na capital pernambucana ao lado do irmão, Pedro Ivo. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2013. Posteriormente, especializou-se em Clínica Médica (2014–2016) e em Neurologia (2016–2019) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), uma das mais respeitadas instituições de ensino médico do país.
Após concluir sua formação, Dra. Amanda mudou-se para São Paulo e, em seguida, fixou residência em Sergipe, onde constituiu família ao lado de Gabriel Passos. Em 2021, nasceu seu primeiro filho, Henrique.
Desde então, tem exercido papel de destaque no cenário da saúde sergipana. É médica da Assembleia Legislativa de Sergipe desde setembro de 2019, atuando também como neurologista do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), com visitas hospitalares no Hospital São Lucas e em seu consultório como neurologista.
Deputado Luciano Bispo
Antes de sua chegada definitiva ao Estado, atuou no Hospital da Restauração, em Recife-PE, e na UTI do Hospital São Luiz – Rede D’Or Morumbi, em São Paulo.
Durante a solenidade, o autor da propositura, deputado Luciano Bispo, destacou a importância da homenagem e o vínculo construído pela médica com o estado de Sergipe:
“Nós ficamos felizes quando pessoas de fora vêm morar aqui, abraçam Sergipe com amor, profissionalismo e dedicação. E a Dra. Amanda tem contribuído de maneira exemplar para a saúde pública e privada em nosso estado. Sua atuação profissional é marcada pelo compromisso com a ciência, a ética e o bem-estar dos sergipanos. É uma médica que tem uma relação muito boa com todos os deputados, atende aos parlamentares e servidores da Casa com o maior carinho e presteza. Já era sergipana de coração, agora é também de direito, por tudo que tem feito pelo nosso estado”, declarou o parlamentar.
Emocionada, a homenageada agradeceu a honraria e reforçou seu vínculo com o povo sergipano.
“É uma grande honra, eu me sinto muito feliz, é gratificante, depois de seis anos aqui, receber esse título. É uma sensação de pertencimento ao estado e um dever. Eu sinto que não é só um orgulho, mas também aumenta a minha responsabilidade de entregar aos sergipanos cada vez mais e melhor. Eu já vinha fincando raízes no Estado, mas eu sinto que o título traz um pouco mais. É como se fosse um novo ciclo, renovar as energias, aumentar as raízes nesse estado, continuar as raízes pernambucanas e agora é como se eu estivesse expandindo para outra terra e me enraizando em outro ambiente, fazendo disso aqui um lar diferente. Sergipe é hoje o lugar onde construí minha vida, minha família e onde exerço, com orgulho, a medicina”, afirmou.
Presenças
Além do autor da propositura, deputado Luciano Bispo, compuseram a mesa os deputados Garibalde Mendonça (PDT) e Georgeo Passos (Cidadania) que procedeu com a leitura da biografia da homenageada. A Sessão foi prestigiada por familiares, amigos, colegas de profissão e servidores da Casa.
O esposo da homenageada, Dr. Gabriel Passos
Representando a família da homenageada, o esposo Gabriel Passos, ressaltou a construção conjunta da trajetória de Amanda em Sergipe:
“É uma alegria muito grande. Estamos juntos há quase dez anos e, desde que nos conhecemos, eu sempre pensei em trazê-la para cá. Esse processo foi construído ao longo do tempo, e vê-la hoje ser homenageada dessa forma deixa todos muito felizes. Somos gratos à Alese pela oportunidade e esperamos que ela aproveite esse momento. Que hoje seja também um dia de celebração. ”
A entrega do Título de Cidadania Sergipana simboliza o reconhecimento da Assembleia Legislativa àqueles que, mesmo não tendo nascido em Sergipe, contribuem significativamente para o crescimento do estado e o bem-estar da população.
Fotos: Joel Luíz / Agência de Notícias Alese