
Semana de Educação Legislativa encerra com apresentação do Corales e teatro da SMTT
A Escola do Legislativo de Sergipe (Elese), encerrou na manhã desta quinta-feira (15), a programação da II Semana da Educação Legislativa iniciada na última segunda-feira, 12; com a visita de estudantes do Colégio Estadual Tobias Barreto, apresentação do Coral da Alese (Corales) e do Grupo Teatral Cones, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) Aracaju.
Telma Pimentel, diretora da Elese
Segundo a diretora da Elese, Telma Pimentel, foi uma semana muito produtiva. “Hoje 15 de maio é comemorado o Dia da Educação Legislativa por meio de uma lei de 2024. Nós buscamos fortalecer o trabalho da educação legislativa com a realização de palestras e debates iniciados na segunda-feira, destacando a cidadania e a inclusão social. Tivemos a visita dos alunos de Nossa Senhora das Dores quando falamos sobre democracia e sobre educação legislativa. Ontem tivemos uma palestra inclusiva, muito impactante com a professora Cristina sobre uma situação que acontece no cotidiano e a gente não se toca que causa constrangimento às pessoas com deficiência auditiva. Hoje teremos uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Agradeço a parceria da SMTT, que trouxe o grupo teatral Cones para de forma lúdica nos mostrar os cuidados e deveres que temos em relação à criança e ao adolescente”, informa.
O coordenador pedagógico da Escola do Legislativo de Sergipe, Carlos Vinicius Lima destacou que a ideia de trazer o conteúdo de cidadania (Estatuto da Criança e do Adolescente), sempre foi uma vontade da Elese e da Assembleia Legislativa. “Encontrei por meio da parceria com o grupo de teatro da SMTT, a forma de trazer os temas de forma lúdica. Hoje tivemos a oportunidade de trazer os alunos do 2º Ano Ensino Médio do Colégio Tobias Barreto para que possam prestigiar o encerramento da Semana da Educação Legislativa”, ressalta.
A coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Monike Barbosa explicou que normalmente é realizado um trabalho educativo, de prevenção, de orientação e conscientização.
Monike Barboza, coordenadora de Trânsito da SMTT Aracaju
“Trabalhamos com diversos públicos com toda faixa etária de idade; instituições públicas e privadas. O grupo Cones de Teatro faz parte da coordenadoria e é bem eclético; trabalha diversas temáticas, do infantil ao idoso, diretamente nas vias de trânsito para orientar e conscientizar; além da realização de trabalhos de impacto social mostrando o que acontece quando a gente acelera demais e não olha ao redor. A partir do momento que a gente pisa o pé na rua, faz parte do trânsito; a gente associa o trânsito a veículos e o trânsito é constituído por pessoas por isso que o trabalho educativo é muito importante. para desmistificar que a SMTT não opera apenas multas, mas também trabalha em educação. Hoje estamos aqui na Elese, numa parceria, planejando para desenvolver esse projeto uma vez ao mês, com a participação das escolas dentro das temáticas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Lei Maria da Penha e alguns trechos da Constituição. Trabalhar de forma lúdica de acordo com a faixa etária”, informa.
O ator Isaías Ferreira de Santana, conhecido como Zaca Ferreira está no grupo Cones há cerca de seis meses. “Fazemos um trabalho bem legal nas escolas, instituições e nas ruas da cidade, auxiliando a população. A gente tem uma ideia muito clara: através da arte e da comoção, podemos chegar no coração das crianças, adolescentes, adultos e idosos, com um trabalho educativo”, afirma.
E a agente de trânsito Eloisa Rezende destacou a campanha Maio Amarelo.
Carlos Vinicius Lima, coordenador pedagógico da Elese
“Nós estamos no Maio Amarelo que trata da segurança pela vida e o ECA traz a necessidade da segurança, saúde e proteção. Nosso papel também é esse, pois quando o trânsito respeita a criança, o adolescente; o papel dos gestores é trazer um coletivo seguro, as vias cuidadas, as faixas de pedestres para proteger as nossas crianças e adolescentes que todos os dias se deslocam para as escolas. Estamos formando cidadãos responsáveis que sabem a importância do direito de ir e vir, seja para a escola ou para casa, com segurnaça”, reitera.
A professora de Sociologia e Cultura Afro-Brasileira do Colégio Tobias Barreto, Flávia Ferreira, falou sobre a participação dos alunos. “Sempre que temos a oportunidade de visitar a Elese e a Assembleia Legislativa, abraçamos a causa porque os alunos amam por ser aulas diferentes, fora das salas e que a gente consegue fazer conexões com os temas discutidos, que são bem atuais e de acordo com a realidade e as teorias que a gente vem discutindo em sala de aula”, entende.
Para a aluna Maria Helena Santos Souza, falou da alegria em participar do evento.
Professora Flávia Ferreira
“Eu estou achando uma experiência incrível participar da palestra e da peça teatral aqui no auditório da Escola do Legislativo; uma oportunidade imensa de adquirir mais conhecimentos e acho que as outras escolas deveriam se inscrever para participar desses eventos. É muito importante conhecer os nossos direitos e deveres enquanto cidadãos”, observa.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese