
Alese participa de Encontro da Rede Legislativa de Rádio e Televisão em Brasília
O diretor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Sergipe (Dircom-Alese), Pedro Belém, está em Brasília participando do “Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2025: Expansão e Futuro’, evento ofertado pela Câmara dos deputados. O objetivo do evento é atualizar os assuntos que estão sendo trabalhados pela Rede Legislativa, tornando as parcerias mais eficientes e produtivas, além de trocar experiências, estreitando as relações com as Casas parceiras.
O diretor da Diretoria de Comunicação Social, Pedro Belém e o coordenador da Tv Alese, Nestor Amazonas
O Encontro da Rede Legislativa, a qual a TV Alese é integrante, reúne representantes de câmaras municipais e assembleias legislativas parceiras para tratar de assuntos atuais para as emissoras de televisão e rádio legislativas, como o Programa Brasil Digital e a chegada da TV 3.0. O coordenador da TV Alese, Nestor Amazonas, também participa do Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV, que acontece até amanhã, dia 4 de julho.
Programa Brasil Digital
O Programa Brasil Digital, lançado pelo Ministério das Comunicações, tem o objetivo de expandir o sinal das emissoras públicas com a compra e instalação de estações transmissoras de TV para parceiras da Rede Legislativa (TV Câmara, TV Senado, TV da assembleia legislativa e TV da câmara municipal) e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), parceira da EBC. Cerca de 350 municípios serão beneficiados com as estações transmissoras do programa.
TV 3.0
Outro assunto do encontro é o andamento da implantação da TV 3.0, uma evolução da TV da forma que conhecemos hoje, que permite a exibição de canais de radiodifusão e de streaming em um único aparelho de TV. No evento, haverá a demonstração do aplicativo que está sendo desenvolvido para as emissoras públicas.
Direitos autorais e inteligência artificial
Durante o encontro da Rede Legislativa, haverá uma mesa conduzida pela Rádio Câmara sobre a elaboração de programação musical para rádios públicas. Representantes do Escritório Central de Arrecadação (Ecad) também vão apresentar a legislação de direitos autorais em vigor e explicar os procedimentos necessários para o uso de música nas programações. Uma outra Mesa vai debater as possibilidades que a Inteligência Artificial abre para a comunicação pública.
Apoiadores
O evento está ocorrendo no Auditório Nereu Ramos e conta com o apoio do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da EAD/Seja Digital e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).
O Encontro pode ser acompanhado por meio do Youtube da Câmara: https://www.youtube.com/live/Y-e4N6Pq2W4
Fotos: Divulgação