Paróquia São José em Aracaju é elevada a santuário; entenda o que muda
Uma missa solene, na noite desta terça-feira (11), na Paróquia São José, em Aracaju, marcou a elevação do local a santuário. Centenas de fiéis acompanharam o momento, que também reuniu líderes religiosos.
A missa foi presidida pelo arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa. O coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre Dácio dos Santos, fez a leitura do termo oficial de reconhecimento.
Para que uma paróquia seja elevada a santuário são observadas algumas questões, basicamente as atividades que desenvolve, como celebrações, confissões, romarias e algumas outras.
O pároco, Padre Jadilson Andrade explicou que as paróquias são locais que acolhem a comunidade, já o santuário é um lugar de peregrinação na busca de sinais e experiências de fé.
“Aqui são celebradas diariamente duas missas. Além disso, a igreja fica aberta para receber quem chega. Este é um bairro que concentra muitas clínicas e hospitais, todos os dias, muita gente chega aqui para fazer suas preces e agradecimentos, é uma verdadeira romaria movida pela fé”, disse.
O arcebispo de Aracaju, Dom João, explicou que a partir de agora, Santuário de São José, ganha ainda mais destaque, como um espaço de devoção da comunidade católica. Com este, Sergipe passa a ter cinco santuários. Já existem o de São Judas Tadeu, Divina Pastora, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Menina.
A Paróquia São José, na Zona Sul de Aracaju foi fundada há quase 100 anos por Dom José Thomaz, primeiro bispo diocesano de Aracaju. Ela fica no mesmo bairro que leva o nome do santo. Uma igreja tradicional, dedicada a um dos santos mais populares da igreja católica.