
Elese realiza palestra sobre educação inclusiva
Em alusão ao dia da educação legislativa, celebrada em 15 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe por meio da Escola do Legislativo (Elese) Deputado João de Seixas Doria realizou uma série de eventos ao longo da semana. Nesta quarta-feira (14) a temática abordada foi a educação inclusiva por meio da palestra Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS “O Surdo e Eu”, ministrada pela Mestre e Escritora Especialista em Libras e Educação Inclusiva, Cristiane Ribeiro. Toda a passagem do conteúdo contou com a participação de um interprete de libras.
De acordo com a palestrante, o objetivo é estimular a inclusão social como parte do cotidiano. ” A educação inclusiva já faz parte das nossas vidas e cotidiano. Nós olhamos, vemos, entendemos o outro e aí nós incluímos. Então, por isso que é importante debater, conversar, falar sobre todos os temas que dizem respeito ao outro. É importante conhecer para incluir. Também e a partir disso estimular a promoção das libras como parte do contexto geral”, explicou.
Para a psicopedagoga e participante da palestra, Rebeca Freitas, o evento é importante para a comunidade surda e também para a promoção da inclusão social e incentivo do ensino de Libras. ” A verdadeira inclusão não é só de integrar alguém, mas de, de fato, conhecer o outro. Um evento desse nos mostra sobre a clareza e a importância da língua brasileira de sinais, que é a Libra”, explicou.
A diretora da Elese, Telma Pimentel reforçou a necessidade do debate da educação inclusiva dentro da educação legislativa. “Nós buscamos dentro dessa semana da educação legislativa diversificar os temas das palestras que estão acontecendo, dos painéis, enfim. E hoje, ao terceiro dia, nós trouxemos um tema bastante atual e importante para o nosso dia a dia, que é a palestra do tema O Surdo e Eu. É importante a gente mostrar às pessoas a necessidade de a gente conviver bem e como tratar nossos irmãos e os estudantes que estarão aqui também para ele aprender, entender, conviver com as diferenças”, complementou.
Programação
Nesta quinta-feira (15) a programação da semana da Educação Inclusiva continua com uma apresentação da coletânea “Constituição em Miúdos”. A coleção que foi lançada, produzida e editada pelo Senado Federal, e ensina sobre a Constituição Federal de forma lúdica. Os livros são voltados para crianças e jovens dos ensinos Fundamental e Médio e foi toda construída para facilitar a compreensão deles”, finalizou o coordenador pedagógico da Elese, Carlos Vinícius.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese