Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (17), o deputado estadual Marcelo Sobral (União Brasil) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para tratar de temas de grande relevância estadual, como o desabastecimento de água em diversas regiões, a necessidade de explicações por parte da empresa Iguá Saneamento, e a postura do governador Fábio Mitidieri frente às críticas da oposição.

Logo no início de sua fala, Marcelo Sobral manifestou apoio à convocação do diretor da empresa Iguá Saneamento à Alese, para prestar esclarecimentos sobre a continuidade da falta de água em várias regiões do Estado.

“A falta de água não é esporádica nem localizada. Sofremos em Itaporanga, Pirambu, Propriá, Porto da Folha, Canindé de São Francisco, Aquidabã, Socorro… Isso é um problema de todo o Estado. A bancada do governo também quer explicações”, afirmou.

Segundo o parlamentar, mesmo com pouco tempo de atuação plena no estado, a Iguá já havia solicitado antecipação no processo de transição e, por isso, deve explicações à população sergipana e ao Poder Legislativo.

“Tenho certeza de que a empresa virá com a maior boa vontade explicar o que está sendo feito e o cronograma de investimentos. Votamos a favor da concessão parcial e queremos dar satisfações ao povo”, reforçou.

Defesa do governador Fábio Mitidieri

O deputado Marcelo Sobral também rebateu críticas feitas ao governador Fábio Mitidieri, destacando sua acessibilidade e a forma direta como tem se comunicado com a imprensa, os parlamentares e a sociedade.

“Fábio é um dos governadores mais acessíveis que já tivemos. Ele fala com a imprensa, com deputados, vem pessoalmente à Alese. Às vezes causa polêmica? Sim, mas é o preço de quem dá a cara a bater.”

O parlamentar criticou o que chamou de “vitimização da oposição” diante das respostas do governo às críticas recorrentes feitas em plenário.

“Não dá para bater no governador toda semana e, quando ele responde, se vitimizar. Vamos fazer o debate de igual para igual.”

Aparte de Georgeo Passos

Em resposta, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) afirmou que sua cobrança não era vitimização, mas sim um pedido de coerência. Ele comparou a defesa feita por Marcelo Sobral à deputada federal Yandra Moura com o episódio envolvendo a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa.

Deputado Georgeo Passos

“Por que agora a prefeita tem que apanhar por ter feito uma foto com deputados de oposição? A gente precisa de coerência, principalmente quando o governador sugere que pode dar uma contraordem à base na Câmara de Aracaju. Isso prejudica não a prefeita, mas o povo.”

Georgeo ainda alertou sobre possíveis prejuízos legislativos se houver interferência política por parte do governador nas votações da Câmara Municipal.

“Se precisarmos aprovar projetos importantes, como ampliar o número de professores ou chamar concursados, vamos precisar da Câmara. E se os vereadores votarem contra apenas por pressão política, quem sofre é a população.”

Ao retomar a palavra, Marcelo Sobral destacou que momentos políticos diferentes geram posicionamentos distintos, inclusive dentro da própria oposição.

“Vi recentemente um vídeo do deputado federal Thiago de Joaldo, hoje aliado da oposição, elogiando o governador Fábio. São contextos políticos diferentes. Não podemos querer falar pelos vereadores, pois cada um tem sua história.”

Aparte de Dra. Lidiane Lucena

Na sequência, a deputada Dra. Lidiane Lucena (Republicanos) também participou do debate, apoiando a cobrança de explicações da Iguá, mas ressaltando que os problemas históricos não podem ser resolvidos em poucos meses.

deputada Dra. Lidiane Lucena

“Não tem como resolver em 30, 45 dias um problema que vem se arrastando há décadas. Em Aquidabã, por exemplo, temos falta de água há muito tempo. Levei representantes da DESO para a Câmara de lá e já tratei do assunto com o diretor Fernando. Mas sabemos que a rede de distribuição sofre com muitas ligações clandestinas.”

Ela destacou que a base governista deu um voto de confiança à Iguá e acredita na resolução gradual dos problemas.

“A estrutura de distribuição daria conta da demanda, mas os ‘gatos’ dificultam tudo. É impossível cobrar solução imediata de um problema que já tem mais de 50 anos.”

Dra. Lidiane também reforçou os investimentos recentes do governo no Agreste, como a instalação de equipamentos de imagem e centros especializados, e a presença ativa do governador nos municípios.

“Temos um governador participativo, de portas abertas, e que está sempre dialogando. Falhas existem em qualquer gestão, mas é no diálogo que se constrói a coerência.”

Considerações finais e apoio à prefeita de Aracaju

Deputado Marcelo Sobral

Encerrando sua fala, Marcelo Sobral reiterou o apoio à convocação da Iguá e fez questão de declarar solidariedade institucional à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa:

“Visitei a prefeita Emília, nossa prefeita, da capital onde moramos. Coloquei meu mandato à disposição, inclusive com emendas parlamentares, porque Aracaju é de todos nós. Torço pelo sucesso do mandato dela e estarei sempre pronto para ajudar.”

 

Fotos: Joel Luíz / Agência de Notícias Alese