Pesquisadores da UFS marcam presença em encontros científicos na França
Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), estiveram presentes em encontros científicos em Paris e em La Rochelle, na França, fortalecendo laços entre pesquisadores brasileiros e franceses na área de produtos naturais.
De acordo com a UFS, esses eventos foram promovidos por sociedades científicas com a participação da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais (FB2NP). Além da UFS, outras instituições que compõem a rede são a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Centro Universitário Cesmac.
O encontro proporcionou discussões sobre o desenvolvimento de propostas terapêuticas inovadoras para doenças de complexo tratamento, como câncer e fibromialgia, utilizando compostos químicos derivados do bioma caatinga e espécies marinhas dos litorais do Brasil e da França. De acordo com a Universidade, essa colaboração entre instituições brasileiras e francesas, que se iniciou em 2017, abre novas possibilidades de parcerias e aprofunda os estudos sobre produtos naturais, impulsionando a pesquisa científica em ambos os países.
Ainda segundo a UFS, o encontro representou um marco importante para a Rede FB2NP, que continua a promover a cooperação científica, a qualificação de recursos humanos e o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e franceses. Através dessa colaboração, espera-se impulsionar a descoberta de novos compostos químicos bioativos derivados de produtos naturais e contribuir para o desenvolvimento sustentável, com base em "química verde", no Nordeste brasileiro, especialmente em Sergipe, e nas espécies naturais dos biomas marinhos dos litorais dos dois países. Essas pesquisas são estratégicas para o avanço científico e para o desenvolvimento dos países envolvidos.