Sancionada pelo Governo de Sergipe em 24 de fevereiro de 2022, a Lei nº 8.983/2022 de autoria do então deputado e ex-agente de Trânsito, Dr. Samuel Carvalho, instituiu o “Dia Estadual do Agente de Trânsito”, que será comemorado no próximo domingo, 11 de maio.

A data coincide com o Dia Nacional, todavia, só fora sancionada pelo Governo Federal um ano depois da iniciativa do Parlamento Sergipano.

Devidamente inserida no Calendário Oficial de Eventos, tem como objetivo valorizar o trabalho desses profissionais essenciais para a segurança viária, a mobilidade urbana e o bem-estar da população.

“O enaltecimento dos agentes de trânsito é uma forma de reconhecer o compromisso desses profissionais com a ordem pública e com a preservação de vidas. São servidores que trabalham, muitas vezes sob condições adversas, para garantir que o trânsito funcione com segurança e respeito”, destaca a justificativa da lei.

Superintendente da SMTT de Aracaju, Nelson Felipe. Foto: Ascom – SMTT

A frente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), desde janeiro deste ano, o policial rodoviário federal aposentado Nelson Felipe, informa que na capital, apesar de um efetivo de rua com pouco mais de 100 agentes, as demandas são inúmeras.

“Diariamente, vemos os nossos agentes enfrentando os desafios diários da mobilidade urbana faça chuva ou faça sol. Quero expressar o meu respeito por cada agente que dedica a sua vida à missão de tornar o trânsito mais seguro e organizado para todos nessa nova Aracaju que estamos, junto à prefeita Emília Corrêa, nos debruçando a construir. Que esta data sirva, também, para a sociedade trabalhar o respeito e a empatia com esses profissionais. Parabéns a todos os nossos agentes de trânsito. Que sigamos juntos, com responsabilidade e humanidade, construindo um trânsito mais seguro para todos os aracajuanos”, desejou o Superintendente.

O interior também celebra seus agentes

Segundo o Sindicato Estadual dos Agentes Municipais de Trânsito no Estado de Sergipe (Sinatran-SE), os agentes estão presentes em 17 cidades sergipanas. Além da capital, os municípios de Socorro, Lagarto, Itabaiana, Estância, Tobias Barreto, Propriá, entre outros, contam com estes profissionais que exercem um papel fundamental no cotidiano destas cidades.

Data é mais uma conquista da categoria

Foto: Divulgação/SMTT/Arquivo

De acordo com Leonardo Henrique Viana de Oliveira, presidente do Sinatran, a instituição da Data é fruto da mobilização do órgão.

“Levamos essa pauta até a Alese e contamos com o apoio do então deputado Dr. Samuel Carvalho, hoje prefeito Socorro, escolhido também por sua trajetória, já que atuou como agente de trânsito no município de Estância. É um dia para refletirmos sobre a nossa missão e reafirmarmos nosso compromisso com a segurança viária, a preservação da vida e a organização do trânsito. Somos, quase 350 agentes de trânsito, espalhados pelo Estado, trabalhando sob sol, chuva, dia e noite, com responsabilidade e dedicação. Parabenizo todos os colegas agentes, por sua bravura, profissionalismo e por fazerem parte de uma carreira tão essencial à vida em sociedade. Seguiremos firmes, unidos e cada vez mais fortes na luta pelo respeito, valorização e reconhecimento que merecemos”, afirmou Leonardo.

Mensagem

A Alese reafirma o compromisso com os profissionais da segurança viária e reforça a importância de ações que promovam melhores condições de trabalho, capacitação contínua e respeito à função exercida pelos agentes de trânsito em todo o nosso Estado. Em nome de todos os deputados, deputadas e da população sergipana, nossas congratulações!

 

Foto: Divulgação/SMT