Defesa Civil do estado avalia consequências das chuvas e monitora população afetada
Na tarde desta terça-feira (11), a Defesa Civil de Sergipe divulgou informações sobre as ações realizadas durante as chuvas no estado. Segundo o órgão, de maio até o resultado do monitoramento na última segunda-feira (10), foram registradas 312 ocorrências em Sergipe.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual (Supdec), tenente-coronel Luciano Queiroz, casos de quedas de muros, estradas interrompidas que isolaram algumas comunidades e alagamentos de ruas foram alguns dos registros. “ Entre os dias 7 e 9 de julho, foram mais de 30 ocorrências registradas pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil, mas que não foram solicitadas apoio do Estado. As principais foram nos municípios do Baixo São Francisco, com diversas vias públicas alagadas, sendo a maioria delas em Canhoba, Neópolis, Propriá e Telha”, contou Luciano.
Já em Aracaju foram 28 ocorrências registradas. Em relação a óbitos, o órgão contabilizou dois em todo o estado, fato que aconteceu em um riacho de São Miguel do Aleixo que vitimou dois irmãos.
Luiz Roberto lembra que o Governo de Sergipe, por intermédio da Supdec, ofereceu, seminários e cursos sobre Mitigação de Chuvas e Gestão de Desastres, com o objetivo de preparar as coordenadorias de Defesa Civis dos municípios, as prefeituras e demais agentes que atuam nesta área. “A preparação das pessoas envolvidas com essas questões têm contribuído para que sejam dadas respostas mais amplas e eficazes diante de situações de emergência. São ações que envolvem esforços conjuntos entre as esferas, e atendem ao intuito do Governo de Sergipe que é proteger vidas, minimizar danos e promover a recuperação das áreas afetadas”, concluiu o secretário da Sedurbi.