
Manuel Marcos enfatiza combate à Endometriose
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (8) o deputado Manuel Marcos (PSD) falou sobre ‘O Dia Internacional da Luta contra a Endometriose’ comemorado em 7 de maio. Esta data serve para aumentar a conscientização sobre a doença, que afeta muitas mulheres em todo o mundo, e para enfatizar a importância do diagnóstico precoce e tratamento eficaz. O objetivo é informar o público, especialmente as mulheres, sobre a endometriose, seus sintomas, causas e opções de tratamento.
A endometriose é uma condição médica em que o tecido que reveste o útero (endométrio) cresce fora do útero, geralmente na região pélvica. Este tecido pode crescer em órgãos como ovários, trompas de ovulação, intestinos e bexiga, causando dores intensas, inflamações e outros problemas. Podem haver diversos impactos na vida das mulheres, incluindo dores menstruais intensas, dores durante as relações sexuais, infertilidade e cansaço crónico.
Estima-se que no Brasil 10% do público feminino tenham a doença. ” Existe tratamento, mas ainda não há cura. Muitas mulheres sobrevivem sem qualidade de vida devido à doença. Por isso, o tratamento deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde) e o diagnóstico deve acontecer de forma precoce”, explicou o deputado.
Força Expedicionária Brasileira (FEB)
Nesta quarta-feira (8), é celebrada a rendição da Alemanha nazista em 1945 marcando o fim da Segunda Guerra Mundial. A data é considerado um marco histórico para a humanidade. Para celebrar o dia, o deputado Manuel Marcos usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para reverenciar os feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou ao lado dos Aliados na Itália.
“Nesta semana, tivemos um evento aqui na Escola do Legislativo para celebrar a data. Na ocasião foram passadas explanações falando da atuação também do Brasil e do Exército Brasileiro, das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial, especificamente na Itália. Eu fiquei encantado com toda atuação dos militares no Brasil”, destacou.
Nesta semana, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizou, no auditório da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, o Seminário para tratar sobre o assunto. As temáticas abordadas foram: “Força Expedicionária Brasileira: suas missões de combate e o aprisionamento da 148ª Divisão de Infantaria Alemã”; “A Força Aérea Brasileira na Campanha da FEB”; A Marinha do Brasil na 2ª Guerra Mundial”; “Guerra sem Guerra: um episódio pouco conhecido”.
O evento foi organizado pela secretaria geral da Mesa Diretora da Alese, da Assembleia Legislativa de Sergipe e teve a finalidade de manter o compromisso da preservação da história e da memória, enquanto brasileiros e sergipanos.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese