Chuvas em Sergipe podem gerar acumulado expressivo até o início de agosto, diz Semac
Esta quarta-feira (19) começou chuvosa em Sergipe. De acordo com informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, divulgadas nessa terça (18), o novo ciclo de chuvas se aproxima do território sergipano e segue até o início de agosto, gerando acumulados expressivos em todas as regiões.
São esperadas chuvas fracas e persistentes no litoral e agreste, e leves a fracas no sertão sergipano. Para o litoral, a previsão é que o volume de precipitação possa atingir os 100 milímetros. Já no agreste, o acumulado pode chegar a 80 mm; e no sertão, 40 mm.
De acordo com a meteorologista da pasta, Wanda Tathyana de Castro, essa condição ocorre por conta do aquecimento no Oceano Atlântico, que acaba favorecendo a incidência de chuvas no leste do Nordeste. “Todas as regiões de Sergipe devem ultrapassar a média climatológica para o mês de julho”.
A meteorologista chama a atenção para os riscos associados ao acumulado de precipitações.
“Como o solo já está encharcado por conta das chuvas, o risco para quem vive próximo a encostas tende a ser maior. A ocorrência de chuvas também pode apresentar riscos em rodovias, alagamentos, transbordamento de pequenos córregos e riachos, e dos principais rios e lagos de Sergipe”, disse.