
Alese celebra as vitórias da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realiza, nesta terça-feira (5), no auditório da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, o Seminário com o tema: Vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Na programação, que se estende até às 17 horas, serão proferidas quatro palestras.
Igor Albuquerque, secretário-geral da Mesa Diretora da Alese
De acordo com o secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, a Assembleia Legislativa de Sergipe tem sempre o compromisso da preservação da história e da memória, enquanto brasileiros e sergipanos.
“Nós não podemos, nesses 80 anos da vitória do final da 2ª Guerra Mundial, deixar de rememorar os nossos pracinhas (soldados do Exército); os membros da Força Expedicionária Brasileira, homens e mulheres que naquela ocasião defenderam a liberdade, defenderam o Brasil e as cores da nossa Pátria, arriscando as suas próprias vidas. Nós precisamos sempre, enquanto Casa dos Sergipanos, estar prontos a homenagear essas pessoas, esses voluntários. Essa é a nossa forma de homenageá-los em um evento como esse, com a participação de estudiosos, de acadêmicos e de pesquisadores, que estão aqui durante todo o dia de hoje, rememorando essa história e discutindo o quanto foram importantes para a salvaguarda”, ressalta.
Para o deputado Manoel Marcos (PSD), o seminário realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe é muito significativo e sobretudo histórico.
“Eu, que gosto de História e tenho admiração enorme pelas Forças Armadas Brasileiras, relembro a participação do sargento Zacarias representando o nosso estado na 2ª Guerra Mundial. Ele era de uma família oriunda da minha cidade Santo Amaro das Brotas. Tenho muito orgulho das Forças Armadas pela harmonia que dá a esse país de extensão continental, com presença nos nossos limites, mostrando que aqui tem dono”, observa.
Deputado Manoel Marcos
Palestras
Na primeira palestra, o coronel Ricardo Pereira Barreto, comandante do 28º BC destacou o tema: “Força Expedicionária Brasileira: suas missões de combate e o aprisionamento da 148ª Divisão de Infantaria Alemã”.
“Eu quero destacar que a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial foi exclusivamente das Forças Armadas. Esse é um evento para que nós possamos reverenciar os brasileiros integrantes das Forças Armadas, a exemplo do sergipano Joel Silveira e de enfermeiras. O Dia 8 de Maio é designado o Dia da Vitória e faremos essa semana de comemorações, começando hoje com esse seminário em parceria com a Alese, contando com quatro palestras, com representantes de cada força armada e também do Grupo Sergipano de Estudos da FEB. Amanhã teremos um concerto temático às 19h30; todos estão convidados para o evento, cuja entrada são dois quilos de alimentos não perecíveis, e que terá canções com trilhas sonoras da 2ª Guerra Mundial. E na quinta-feira, 8 de maio, faremos uma solenidade dentro do Quartel do 28º BC, com a inauguração de uma placa com os nomes de todos os sergipanos que foram à 2ª Guerra Mundial”, informa.
A segunda palestra intitulada: “A Força Aérea Brasileira na Campanha da FEB” foi proferida pelo Brigadeiro do Ar, Teomar Fonseca Quirico, presidente da Associação Brasileira dos Pilotos de Caça.
Coronel Ricardo Pereira, Comandante do 28º BC
“Nós na 2ª Guerra Mundial, além da Força Expedicionária e do Exército, tivemos uma participação do Grupo de Caça e da Esquadrilha de Ligação e Observação (ELO). São cerca de 500 homens ao todo, que se voluntariaram para ir à Itália combater. Nesse ciclo de palestras que aqui está ocorrendo, na verdade estamos comemorando os 80 anos do Dia da Vitória, celebrado em 8 de maio, como o término da 2ª Guerra Mundial. Estamos relembrando os nossos heróis do passado que deram sangue para defender a nossa democracia e a nossa liberdade, que são valores tão caros para a nossa sociedade. Estamos relembrando os feitos deles, o que fizeram e, da minha parte, lembrar os da Força Aérea Brasileira”, destaca.
No período da tarde, acontecerão mais duas palestras. A primeira sobre o tema: “A Marinha do Brasil na 2ª Guerra Mundial”, que será proferida pelo Capitão de Corveta, Daniel Martins Gusmão, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. A segunda com o tema: “Guerra sem Guerra: um episódio pouco conhecido”, com o palestrante Dr. William Soares, presidente do Grupo Sergipano de Estudos da FEB.
Teomar Fonseca Quirico, presidente da Associação Brasileira dos Pilotos de Caça
“Vamos trazer aqui um pouco do que fez a Marinha durante a 2ª Guerra Mundial. Muito antes de o Brasil entrar em estado de guerra nós sofremos com diversos ataques de inimigos, principalmente aqui no litoral de Sergipe. A Marinha teve que se preparar junto com o apoio dos aliados, para fazer a proteção dos navios mercantes; do comércio marítimo como um todo; então a gente vai mostrar como a Marinha se preparou para combater essa guerra, nessa campanha silenciosa que pereceu a vida de tantos cidadãos brasileiros”, adianta Daniel Gusmão.
O encerramento do evento que também conta com Cofee break, está programado para às 17h.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese