A vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputada Kitty Lima (Cidadania), usou a Tribuna nesta terça-feira (6) para destacar ações do Poder Executivo. Uma delas foi o início das operações da empresa Iguá que desde o dia 1º de maio,  assumiu oficialmente os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em quase todos os municípios do estado.

“Essa concessão tem validade de 35 anos e prevê mais de R$ 6 bilhões em investimentos para garantir que todo mundo tenha acesso à água tratada e esgoto coletado e tratado. Agora, é muito importante que as pessoas saibam pra onde ligar, onde reclamar, onde resolver. A Iguá tem canais de atendimento: telefone 0800, WhatsApp, aplicativo e mais de 70 pontos físicos pelo estado. Se estiver faltando água na sua rua, não adianta só reclamar nas redes sociais. É preciso fazer o registro oficial”, explicou.

Chuvas

A parlamentar também falou sobre as fortes chuvas que caíram no estado nos últimos dias. Ela disse que a governadora em exercício, Iolanda Guimarães, esteve reunida com membros da Defesa Civil Estadual e outras secretarias para avaliar a situação e garantir que o estado esteja preparado para casos adversos.

“Apesar do alerta de chuvas intensas e riscos de alagamentos e deslizamentos, o balanço foi positivo: poucas ocorrências e nenhuma situação grave registrada. Isso mostra que o governo tem atuado de forma preventiva e integrada, com monitoramento constante e resposta rápida. Seguimos atentos porque com a crise climática, tudo muda muito rápido. Por isso, é importante que a população colabore, fique alerta e acione a Defesa Civil sempre que necessário”, ressaltou.

Campanha Destina Sergipe

Por meio da Campanha, o Governo do Estado pode destinar até 6% do imposto para ajudar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade sem pagar nada a mais por isso. Essa ação é coordenada pela Secretaria da Assistência Social.

“Para participar basta escolher o modelo completo da declaração e, lá dentro do programa da Receita, ir na parte de doações, selecionar a opção “Estadual” e indicar o estado de Sergipe. No ano passado, muitos já contribuíram e a ideia é que mais gente entre nessa corrente de cuidado com quem mais precisa”, finalizou a deputada Kitty Lima.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese