A Endometriose é uma condição ginecológica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, o que pode causar dor intensa e outros sintomas debilitantes. Embora a causa exata da Endometriose não seja totalmente compreendida, acredita-se que fatores genéticos e hormonais desempenhem um papel importante.

Os sintomas podem variar de mulher para mulher, mas podem incluir dor pélvica crônica, dor durante as relações sexuais, menstruação dolorosa, fadiga e problemas intestinais ou urinários. Infelizmente, a Endometriose muitas vezes leva anos para ser diagnosticada, o que pode levar a complicações graves, como infertilidade em até 50% das mulheres afetadas e dor crônica.

Atente aos sintomas da Endometriose.

O tratamento depende da gravidade dos sintomas e da extensão da doença. As opções incluem medicamentos para controlar a dor e a inflamação, terapia hormonal para suprimir a produção de hormônios femininos e cirurgia para remover o tecido endometrial afetado.

Em casos graves, pode ser necessária uma histerectomia, ou seja, a remoção do útero.

A semana

Com o intuito de conscientizar sobre essa doença e seus tratamentos, por iniciativa do deputado Georgeo Passos (Cidadania), a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) por meio da Lei nº 8.438 de 2 de julho de 2018, instituiu no Calendário Oficial do Estado, a “Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade”.

De acordo com o autor da Lei, a Endometriose é outro tema que lhe preocupa muito. É uma enfermidade que precisa da atenção dos que fazem o serviço público.

“Muitas mulheres sofrem e alegam dificuldades para agendar exames. Reforçamos nosso apelo ao governo do Estado e às prefeituras municipais no sentido que reforcem os serviços de saúde, em especial, de ginecologia porque muitas mulheres demoram para dignosticar a doença e nem todos os médicos são especialistas. Após as cirurgias algumas mulheres ainda ficam com dores e isso é algo que merece atenção e observar como melhorar esse atendimento”ressaltou Georgeo Passos. 

Deputado Georgeo Passos – Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

Objetivos da Campanha

– Estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às portadoras de Endometriose e sua família;

– Divulgar, prestar informações e apoiar mulheres que buscam alternativas para a infertilidade;

– Conscientizar as mulheres para que busquem o melhor tratamento oferecido logo no início dos sintomas;

E sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apoiem as mulheres que são portadoras da Endometriose.

Previna-se, Cuide-se!

A Endometriose, que, apesar de não ter cura, pode ser tratada e amenizada. A Semana de Prevenção tem como meta, também, incentivar as cidadãs sergipanas a buscar ajuda médica aos primeiros sintomas, bem como familiarizar os procedimentos disponíveis para tratamento.

Se você identificou ou desconfia de alguns dos sintomas descritos neste texto, consulte seu/sua ginecologista. Compartilhe esta informação com quem precisa.

Foto: www.clinicaceu.com.br