
Bombeiros que atuaram em missão no RS são homenageados
Aconteceu nesta sexta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a solenidade de outorga de Medalha de Ordem do Mérito Parlamentar que foi entregue aos 10 profissionais do Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE) que atuaram na missão de resgate durante as enchentes do estado do Rio Grande do Sul (RS) em maio deste ano.
A propositura foi do deputado Marcelo Sobral (União Brasil) e teve co autoria do presidente da Alese, o deputado Jeferson Andrade (PSD). O momento teve o objetivo de prestar um reconhecimento valoroso aos serviços prestados pelos agentes de segurança durante a calamidade pública no estado gaúcho.
O cachorro da raça labrador, de cinco anos, com o nome Zumbi, também foi homenageado com uma placa. O animal foi responsável de contribuir no resgate de vítimas de um deslizamento de alto volume de terra na região de Imaculada, na cidade de Bento Gonçalves (RS).
“A medalha é pela bravura que os nossos bombeiros tiveram no período muito difícil para os gaúchos. Já no início da viagem eles tiveram um incidente com o carro, e mesmo assim, não desistiram e continuaram com a missão. Lá , eles fizeram um trabalho importante de resgate às vítimas, bem como, de orientação. Isso mostra a força do Nordeste e também que o Brasil segue unido”, destacou o deputado Marcelo Sobral.
A solenidade foi aberta com uma mensagem em vídeo prestada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) que agradeceu aos trabalhos realizados pelos bombeiros sergipanos. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) Adolfo Brito (PP) também prestigiou a solenidade.
“Estamos aqui em um ato de reconhecimento pelo apoio que nos deram durante as enchentes no Rio Grande do Sul ocorrida em maio deste ano. Tivemos inúmeras mortes e destruição. Mas contamos ajuda dos bombeiros sergipanos que nos auxiliou e fez um trabalho brilhante de resgate às vítimas e apoio social. Por isso agradecemos de coração”, enfatizou o parlamentar gaúcho Adolfo Brito.
A missão
Os militares estiveram no estado gaúcho por um período de 22 dias. As ações foram iniciadas na cidade de Rio Grande, onde se encontrava com alerta vermelho, devido ao aumento do nível de água na Lagoa dos Patos. Nessa cidade, cenário de inundação, foram realizadas prevenções, orientações, salvamentos, ajuda humanitária, visitação em abrigos, avaliação dos riscos dos hospitais locais e planos de evacuação e ações de defesa civil.
Posteriormente, a equipe se deslocou para o município de Bento Gonçalves, cenário de deslizamento e soterramento. A equipe atuou nas áreas da Região Imaculada, onde havia três vítimas desaparecidas e na Região do arroio do meio, onde tinha uma vítima desaparecida.
Depoimentos
A 2° tenente Mirian Oliveira da Silva participou da missão. Para ela foi um momento de aprendizado pessoal e profissional. “Após dois anos em curso de formação participei da minha missão. Foi uma oportunidade de fortalecer meu lado humano e também colocar em prática as ações de busca e salvamento”, declarou.
O cachorro da raça labrador, de cinco anos, com o nome Zumbi, também foi homenageado com uma placa. O animal foi responsável de contribuir no resgate de vítimas de um deslizamento de alto volume de terra na região de Imaculada, na cidade de Bento Gonçalves (RS). A utilização do cão farejador ocorreu para evitar movimentações de maquinário no terreno. O 1° sargento Tiago Garcia é responsável pelo cão zumbi e falou sobre a vivência durante o período que esteve no estado gaúcho.
“Assim como atuamos em Brumadinho (MG) e na região metropolitana de Recife (PE), o nosso trabalho foi voltado para as áreas de deslizamento de terra. Tudo foi feito num curto espaço de tempo como forma de resguardar a vida”, disse o 1° sargento Tiago Garcia.
Homenageados
Foram homenageados: o coronel Fábio Pinto, Major José Messias Santos, A 2° tenente Mirian Oliveira da Silva, O 1° sargento Tiago Garcia, 1° sargento Pablo Emanuel Gomes, o 3° sargento Marcel Bonfim, soldado Vagner Anjos, soldado Adriel Moura, soldado Victor Cardoso e soldado Fênix Toshio.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese