
Professora da UFS é homenageada com Título de Cidadania Sergipana
Foi realizada nesta sexta-feira (21) a Sessão Especial para a entrega do Título de Cidadania Sergipe a professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Renata Malta. O momento ocorreu no plenário Pedro Barreto de Andrade e teve a autoria da deputada estadual Linda Brasil (PSOL).
Renata Barreto Malta é natural de São Paulo (Capital). Ela mudou-se para a capital sergipana em 2014, após ser aprovada no concurso da UFS. Ela é mestre e doutora em comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Gênero e Interseccionalidades, Estudos Culturais, e Comunicação Social, tendo prestado relevantes serviços, também, como coordenadora do Grupo de Pesquisa GENI – Gênero e Interseccionalidades na Comunicação.
“Eu não conhecia a cidade, mas aprovação no concurso público da UFS e começar a morar aqui, me apaixonei por Aracaju e por Sergipe. Esse reconhecimento é um presente. Eu nunca havia me sentido tão em casa nenhum. E aqui me sinto conectada”, declarou a professora da UFS, Renata Malta.
Engajada em causas sociais que envolvem gênero e sexualidade , a professora Renata Malta conheceu a deputada Linda Brasil ao contribuir na organização da ‘ Marcha das Vadias’, entre outros eventos que envolvem o combate a violência contra a mulher e o protagonismo feminino na sociedade.
Para a deputada Linda Brasil a entrega da honraria representa sensibilidade e militância feminista de Renata Malta. “Ela é uma professora responsável pela formação de inúmeros profissionais da área da comunicação, que é importante, para desconstruir estigmas e esteriótipos que geram violência de gênero. Para mim, é uma honra poder homenagear com o Título de Cidadã Sergipana”, destacou.
Currículo
Renata Barreto Malta é professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Pós-Doutora pela Facultad de Comunicación, Departamento de Comunicación Audiovisual de la Universidad de Sevilla – Espanha; Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (2013); e Mestra em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2009).
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese