A Pastora Juciara Peixoto Cavalcante Ferreira recebeu na tarde desta segunda-feira (10) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadã Sergipana. A autoria da propositura é da deputada Carminha Paiva (Republicanos) e do deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil). Baiana da cidade de Paulo Afonso, a homenageada é formada em Administração de Empresas, Teologia e Psicologia; tendo certificações como Coach Integral Sistêmico pela Febracis e Coach Quântico.

Pastora Juciara durante o discurso de gratidão

Há 33 anos morando em Sergipe, iniciou a jornada ministerial em 1998 e em 23 de outubro de 2000, atendeu ao seu chamado pastoral na Igreja do Evangelho Quadrangular. Com visão e liderança, fundou 22 igrejas em diversos bairros de Aracaju e no município de Itabaiana, ampliando significativamente o alcance espiritual na região. Há três anos, é a Pastora Sênior da Comunidade das Nações em Aracaju, onde continua sua missão de levar mensagens de esperança e transformação. Além do trabalho religioso, atua como empresária e psicóloga, contribuindo ativamente para o fortalecimento espiritual, emocional e social da comunidade.

Além de seu trabalho pastoral e empresarial, a homenageada tem um forte engajamento em iniciativas sociais, promovendo campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, oferecendo apoio emocional a famílias em situação de vulnerabilidade e organizando eventos comunitários que fortalecem os laços sociais. 

“Moro aqui há 33 anos; meu coração já é sergipano, amo esse estado, em especial Aracaju, que é a cidade que eu moro, que desenvolvo o meu trabalho como pastora. Pra mim é uma grande honra saber que posso fazer ainda mais por  esse estado, levando a palavra, transformando vidas e trazendo esperança porque essa é a minha missão: trazer esperança em meio ao caos. Agradeço demais à deputada Carminha, ao deputado Cristiano, ao presidente desta Casa, deputado Jeferson Andrade e a todos os parlamentares, à juíza Dra Jumara Porto e a todos os amigos, pelo reconhecimento do meu trabalho há 25 anos como pastora nesse estado, tendo trabalhado no interior, a exemplo de Itabaiana, trazendo a palavra de Deus; trazendo sentimentos e gerando vida aonde há morte. Pra mim é uma alegria e estou muito grata por esse reconhecimento”, enfatiza a Pastora Juciara.

Deputada Carminha Paiva: “Fiquei encantada com a capacidade que a Pastora Juciara tem de transmitir a fé e a paz”

Segundo a deputada Carminha Paiva, conheceu a Pastora Juciara Peixoto na Comunidade das Nações, após um convite da amiga, a juíza Jumara Porto. “Desde então, fiquei encantada com sua história, sua energia positiva e sua capacidade de transmitir paz e fé. Ela é uma inspiração para todos nós”, ressalta acrescentando que o Título de Cidadania Sergipana é uma expressão de gratidão e respeito por sua atuação transformadora no estado.

“Eu e o deputado Cristiano Cavalcante protocolamos a entrega dessa homenagem a pedido da nossa grande amiga, Drª Jumara. Por coincidência a Pastora Juciara é da minha cidade, Paulo Afonso. Eu já moro aqui há 35 anos e ela há 33 anos e hoje é como se eu estivesse revivendo o dia que recebi o Título de Cidadã Sergipana. Nada  mais do que merecida a entrega do título a essa mulher que não só cuida de igrejas, mas é uma grande empresária, uma grande empreendedora e eu estou muito feliz”, ressalta Carminha Paiva, acrescentando  que diante de tantas contribuições valiosas à sociedade, a homenagem é mais do que merecida.

A juíza do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Jumara Porto Pinheiro, deu um testemunho na tribuna de como foi muito bem acolhida na igreja pela Pastora Juciara, em um momento de desespero.

“Ano passado eu recebi o Título de Cidadã Sergipana e foi um momento muito marcante na minha vida. Sabendo que a Pastora Juciara já mora aqui há 33 anos, eu vi a necessidade  que ela também recebesse esse reconhecimento do estado porque ela vem mudando a vida de muitas pessoas ao longo desses 33 anos. A deputada Carminha abraçou a ideia, foi para um culto e amou. Estamos aqui hoje e eu quero fazer um testemunho: há dois anos eu cheguei na igreja dela, um caco, pedindo a Deus que me levasse embora da terra, pois eu não queria mais viver e em nenhum momento ela me negou um abraço e um apoio nos momentos que eu mais precisei; me puxou a orelha também. Eu cheguei naquela igreja muito tímida, sentando no fundo, escondida, mas senti uma presença de Deus tão forte, que entrei chorando e entrei chorando. Hoje pra mim é um dia muito especial porque eu sei o poder que essa mulher tem na vida das pessoas, eu sei o poder que ela teve na minha vida, ao me mostrar que o mais importante é o caminho para Jesus e quando a gente consegue se encontrar com Ele, encontra a nossa paz de espírito. Hoje eu quero agradecer de público, pois graças a essa mulher, a minha vida foi transformada. Enquanto eu viver, serei leal à Pastora Juciara”, relata e agradece.

A juíza Jumara Porto deu um testemunho de como foi acolhida pela homenageada

A Mesa Diretora foi presidida na Sessão Especial pelo deputado Paulo Júnior (PV), a deputada Carminha Paiva, o secretário de estado de Articulação com os municípios, Venãncio Fonseca, representando o governador Fábio Mitidieri (PSD), o vereador por Aracaju, Lúcio Flávio (PL) e a homenageada. Familiares e amigos da Pastora Juciara Peixoto acompanharam a entrega do Título de Cidadania, no plenário da Casa Legislativa. O deputado Cristiano Cavalcante não pôde comparecer pois está em Brasília (DF).

“Quero dizer em nome da Assembleia Legislativa, que agora a homenageada é Cidadã Sergipana de fato e de direito. Todos nós estamos bastante felizes em tê-la como uma filha do estado de Sergipe. O testemunho da Drª Jumara representa o quanto é importante a presença da Pastora Juciara  prestando  serviços a todos os sergipanos e sergipanas que precisam de um apoio espiritual. Cumprimento e parabenizo-a pela homenagem e parabenizo também a deputada Carminha e o deputado Cristiano pela iniciativa. Em nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, receba os cumprimentos da Mesa Diretora”, destaca o deputado Paulo Júnior,

Fotos: Joel Luiz/Alese