Em clima festivo, parlamentares  entregaram durante Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (30) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a Medalha Deputada Quintina Diniz à 20 mulheres que se destacam especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina. A homenagem foi criada por iniciativa da então deputada Susana Azevedo, por meio da Resolução nº 15/2008. A presidente do Conselho da Medalha Quintina Diniz é deputada Maisa Mitidieri (PSC).

Presidente do TCE/SE Susana Azevedo

A conselheira Susana Azevedo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), destacou a importância da iniciativa. “Meu trabalho sempre foi muito voltado ao empoderamento das mulheres e decidi criar a Medalha Deputada Quintina Diniz, homenagear mulheres que trabalham no anonimato, fazendo Sergipe crescer. Com isso, surgiu a ideia de homenagear a primeira deputada estadual de Sergipe e as mulheres que fazem um trabalho de grande relevância, sejam sergipanas ou de outros estados. Eu fico muito feliz e muito emocionada que uma iniciativa minha de 2008, esteja homenageando aqui hoje mulheres que passaram pela política, mulheres do Setor Financeiro como Izabel Góis que trabalha nesta Casa há muitos anos e tantas e tantas que no seu dia a dia são inspiração para  outras. A Medalha Quintina Diniz é uma forma de homenagear e agradecer a elas por serem como são, tirando os obstáculos para fazer com que Sergipe seja uma terra diferente, muito mais fraterna e com o olhar humano, sensível e carregado de amor, que as mulheres têm”, observa.

Para o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), a homenagem é um reconhecimento público à força, à dedicação e ao protagonismo das mulheres sergipanas. “A Assembleia Legislativa se orgulha em manter viva a memória de Quintina Diniz, primeira deputada estadual de Sergipe, e valorizar, a cada ano, histórias que inspiram e transformam a nossa sociedade. A Medalha que leva seu nome simboliza o compromisso histórico do Parlamento com a igualdade, o respeito à diversidade e a valorização das mulheres que constroem um futuro mais justo para todos e todas. Parabenizo, com carinho, minha esposa Jullyana Andrade e todas as homenageadas deste dia tão significativo”, observa.

Presidente Jeferson Andrade homenageia a esposa Jullyana Andrade

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Garibalde Mendonça (PDT), destacou a inciativa em homenagear a médica e ex-vereadora de Aracaju, Jane Souza Santos Melo. “Hoje é um dia de glóra aqui para a Assembleia Legislativa porque a gente homenageia essas mulheres que tem grande participação aqui no estado de Sergipe. A minha homenagem é para a Doutora Jane Melo, médica que já prestou muitos serviços à população sergipana, foi vereadora por Aracaju e tem uma grande parcela de contribuição não só ao município, mas ao estado de Sergipe. É uma mulher autêntica, simples, que conhece muito bem os problemas e faz muito pela medicina e pelos sergipanos. Nada mais justo do que premiá-la com a Medalha Deputada Quintina Diniz”, entende.

Demais parlamentares

deputado Luciano Bispo (PSC) destacou a homenagem à servidora Maria Izabel de Góis Meneses. “Izabel é uma mulher que merece todas as homenagens no Estado de Sergipe. Uma mulher que faz história como assessora, como fiscalizadora, que zela pelo patrimônio. Nessa Assembleia Legislativa, ela passou pelo setor do controle interno comigo oito anos e fez um excelente trabalho. Ela me acompanha na minha vida há quase 30 anos. E tem procurado ser sincera o mais correta possível. Então é uma mulher que merece muitas homenagens  e merece receber a Medalha Quintna Diniz pelas suas qualidades e pelo que ela já fez pelo Estado”, enfatiza.

Vice-presidente Garibalde Mendonça com a médica Jane Melo

deputado Netinho Guimarães (PL) homenageou a professora Eugenice Guimarães Carvalho. “Minha homenageada é a vice-prefeita de Japoatã por duas vezes, foi vereadora três vezes, faz um serviço social muito importante na região do Baixo São Francisco, professora, já foi secretária de escola, então é uma pessoa que vive para o povo de Sergipe”, celebra.

deputado Manuel Marcos (PSC) homenageou a professora Valdenis Barreto Santos. “Ela apresenta essencialmente a cultura e a tradição de Santo Amaro das Brotas, município em que eu nasci. Além de tudo isso, é uma moça muito esforçada, uma professora que se preocupa muito com a educação das crianças de Santo Amaro, assim como eu, que tive dificuldade como criança de escola no município. Ela é uma lutadora pela educação de Santo Amaro e é filha do meu avô, portanto, é minha tia”, acrescenta.

O deputado Marcelo Sobral (União Sobral), lembrou que antes de ser parlamentar é advogado e sempre admirou muito a desembargadora Iolanda Guimarães, atual presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. “Ela foi titular do Tribunal de Júri, que acompanhei de perto como profissional e várias vezes assisti aos júris presididos por ela, que vem se destacando. Como desembargadora e presidente do TJSE, fará jus a sua história como juíza e agora como desembargadora vem fazendo um belo trabalho e agora que vai assumir o cargo de governadora de Sergipe interina, na próxima sexta-feira (2), tenho certeza que fará um trabalho sempre com muita honradez e muita competência. Esse é um reconhecimento justo a sua brilhante trajetória einestimável contribuição ao Poder Judiciário sergipano”, ressalta.

Deputado Luciano Bispo com a servidora Izabel Gois

deputado Georgeo Passos (Cidadania) homenageou a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. “Um reconhecimento pela história de vida de Emília Corrêa, não só como prefeita, mas a sua história de vida como defensora pública, sempre em favor das pessoas que mais necessitavam para ter os seus direitos preservados, também como vereadora, e agora, depois de 170 anos, a primeira mulher eleita prefeita da capital, uma homenagem, na nossa avaliação, justa e que tem um conteúdo histórico muito importante. Quintina Diniz foi a nossa primeira deputada estadual, eleita em 1934, portanto, essa medalha que leva seu nome, agora vai também estar com a Emília Corrêa, que é a primeira prefeita da nossa capital. Então, a gente fica feliz por ter feito essa indicação e por ter sido aceita pelo nosso colegiado”, afirma.

deputado Pato Maravilha (PL), ressaltou a homenagem a professora Josefa Valdenice Rosenda Santos Nunes. “Com imensa alegria que estamos no dia de hoje, homenageando uma pessoa que tem um legado imenso em Umbaúba. Uma cidadã mais do que merecedora, que é a dona Nice, como é carinhosamente conhecida. Nice é professora, uma mulher extremamente muito religiosa, uma das nossas conselheiras de toda uma vida, uma pessoa que, afirmo com orgulho e convicção, é um patrimônio vivo do nosso município. Portanto, muito feliz, e grato a Deus por esse momento ímpar”, diz.

 

 

 

Deputado Cristiano Cavalcante homenageia a empresária Maria Auxiliadora Menezes

Sobre a homenagem à empresária Maria Auxiliadora de Menezes Melo, o deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) afirmou: “Uma grande e justa homenagem. Nós escolhemos a estimada “Dôra”, essa empresária sergipana que há mais de 50 anos tem uma história de sucesso, de muitas lutas, mas de muitas realizações e bênçãos na sua vida. Então, mais do que justa, essa homenagem para essa grande mulher que representa a mulher empresária, a mulher mãe, a mulher avó, que sem dúvida alguma se destaca na sociedade sergipana”.

O deputado Kaká Santos (União Brasil) destacou a indicação feita à empresária Genoveva de Oliveira Souza: “Esta medalha representa um tributo mais que merecido a uma mulher cuja trajetória é sinônimo de força, determinação e contribuição efetiva para o desenvolvimento do município de Tobias Barreto. Genoveva é uma verdadeira guerreira, cuja história inspira não apenas pela superação de desafios, mas também pela sua visão empreendedora e seu papel transformador na sociedade. Mulher de fibra e coragem, ela construiu um legado sólido no comércio local e no ramo da construção civil, setores nos quais se destacou como referência de competência e seriedade. Seu espírito empreendedor tem sido essencial para a geração de empregos e renda em Tobias Barreto, impactando positivamente a vida de inúmeras famílias e contribuindo diretamente para o crescimento econômico e social do município. Mais do que uma empresária bem-sucedida, ela representa o empoderamento feminino, mostrando que é possível conciliar sensibilidade, firmeza e liderança no mundo dos negócios”.

Deputada Áurea Ribeiro com a desembargadora Ana Bernadete

deputado Chico do Correio (PT) ressaltou a entrega da medalha à professora Luciene Azevedo Sousa: “Lá em 1975, portanto há 50 anos atrás, a dona Luciana, foi minha inesquecível professora de francês, quando eu contava com 12 anos de idade, Nossa Senhora da Glória. Recordo muito bem que ela tinha 20 anos de idade, iniciando a vida profissional. Depois prestou concurso para a Fundação SESP, que hoje é a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na qual aposentou-se. Como vereadora, presidiu a Câmara de N. Srª da Glória e, posteriormente, foi secretária municipal de saúde. Enfim, uma mulher guerreira, lutadora, de família humilde, casada e mãe. Nós achamos por bem, fazer essa homenagem a ela e em nome dela homenagear todas as mulheres com essa medalha, que é a Quintina Diniz, a 1ª deputada de Sergipe”, observa.

deputado Marcos Oliveira (PL) homenageou a ex-vereadora Maria Luzia Oliveira de Jesus. ” Conhecida como Luzia de Pote,  ela teve alguns mandatos de vereadora, empresária, mãe, avó, uma cidadã que realmente tem uma grande importância na sociedade itabaiana. A medalha, deputada Quintina Diniz é justamente para que a gente ressalte essas pessoas de destaque e eu presto essa singela homenagem a Luzia de Pote, por tudo que representou e representa para a sociedade de Itabaiana, na parte política, na parte empresarial e na social, que até hoje ela faz. Mesmo tendo saído da política, continua realizando seu trabalho social diariamente com seu povo”, comemora.

deputada Linda Brasil (PSOL), falou sobre a entrega da medalha à marisqueira Geonisia Vieira Dias. “A minha homenageada é a coordenadora do Movimento de Marisqueiras do Estado de Sergipe. Nice, como é conhecida, é coordenadora do Fórum de Comunidades Tradicionais de Sergipe. Há anos vem fazendo uma resistência, um trabalho de luta para a garantia dos direitos e também o acesso da comunidade da pesca artesanal, principalmente das marisqueiras”.

Deputada Carminha Paiva com a professora Edite Sobral

deputado Luciano Pimentel (PP) homenageou a esposa e diretora da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, Telma Rios Pimentel. “Ela é uma empresária, executiva da Caixa Econômica Federal, que hoje desempenha a função de diretora da Escola do Legislativo; já foi presidente da Fundação do Trabalho (Fundat), diretora da Fundação Aperipê, da Rádio TV Aperipê; uma pessoa tem um serviço prestado muito grande à sociedade ao longo de muitos anos, tanto na Caixa Econômica como na área pública”, comemora.

deputado Luizão Donatrumpi (União Brasil) destacou que sua homenageada, Josefa Renicelma Santos Rocha, tem um trabalho relevante em Itabaiana. Ela está à frente, junto com outras mulheres de um trabalho no Oratório Irmã Dulce, com a distribuição de cesta básica, um trabalho social relevante para aquela comunidade ali. Essa homenagem para ela hoje é mais que merecida pelo grande trabalho que ela vem desenvolvendo com uma equipe de pessoas dedicada em ajudar pessoas carentes e ela merece muito mais do que uma medalha, mas o carinho de todos nós e eu tenho certeza que hoje ela sairá daqui honrada e feliz pela homenagem que recebeu”, entende.

deputado Paulo Júnior (PV) homenageou a ex-vice-prefeita Adilma Benício Bastos Lima. “A minha homenageada, exerceu o cargo de vereadora, vice-prefeita no município de São Cristóvão e secretária de Ação Social. Indiquei ela pelo trabalho social, político, desenvolvido no município de São Cristóvão, também no estado de Sergipe, principalmente na década de 80 e na década de 90. Então, indiquei ela como forma de reconhecimento por todo o trabalho desempenhado e reconhecido através dos representantes do povo Sergipano.

Deputada Kitty Lima com a ativista da causa animal Mírian Guedes

deputada Kitty Lima (Cidadania) homenageou a ativista da causa animal Mírian Guedes Nascimento. “Ela é uma grande ativista animal e não pode faltar homenagens às mulheres que fazem diferença no nosso estado; uma mulher guerreira, alguém que salva vidas. A Mírian começou na causa animal muitos anos atrás e tem uma história de luta incrível. Uma mulher guerreira que não desiste dos seus ideias e é um prazer trazer uma mulher dessa granditude para homenagear”, diz.

deputada Áurea Ribeiro (Republicanos) falou sobre a homenagem à desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade. “Essa medalha é o reconhecimento às mulheres de força, de fé e de coragem. A dra Ana Dete como é conhecida, é uma mulher jovem, mas de muita fibra, coragem e determinação; uma referência pra nós mulheres sergipanas”, ressalta.

deputada Carminha Paiva (Republicanos) destacou a sua homenageada, a professora e empreendedora Edite Sobral Freitas Rezende. “É um momento muito importante para homenagear mulheres empreendedoras e de destaque no cenário sergipano. Estou homenageando uma professora, psicopedagoga, empreendedora na área de educação, que possui colégio em Nossa Senhora do Socorro há mais de 30 anos; merece respeito e que se destaca à cada dia. Estou muito feliz pela importância dessa medalha que destaca a primeira deputada estadual de Sergipe, a Quintina Diniz”, enfatiza.

Deputada Lidiane Lucena com a vice-prefeita de Aquidabã, Tânia de Valter

A deputada Lidiane Lucena (Republicanos) homenageou a vice-prefeita de Aquidabã, Tânia Maria Andrade de Aragão Santos. “A gente sabe que não basta cuidar dentro de casa, a gente cuida fora e nosso dia tem mais de 24 h e quando a gente vê tantas mulheres abrindo caminhos para estarmos hoje aqui ocupando espaço dentro da política, é muito importante. Tenho muito orgulho de estar aqui homenageando a vice-prefeita de Aquidabã, Tânia de Valter, que é uma inspiração para nós mulheres”, observa.

Homenageadas

Durante o uso da Tribuna,  a esposa o presidente do Poder Legislativo, Jullyana Andrade declarou que receber a Medalha Quintina Diniz é uma honra que lhe toca profundamente. 

“É difícil colocar em palavras o quanto esse reconhecimento significa para mim. Ser homenageada ao lado de tantas mulheres inspiradoras me emociona. Porque sei que, por trás de cada uma de nós, há histórias de luta, de entrega, de superação. Acima de tudo, de amor pelo que fazemos e pelo lugar onde vivemos. Quero também estender esta homenagem à memória de dona Creuza Silva Matos, avó do meu esposo. Ela que foi uma mulher à frente do seu tempo, que foi mãe, avó, bisavó e prefeita de Nossa Senhora de Lourdes. Seu legado de força e pioneirismo segue vivo em nossas histórias. Agradeço a Assembleia Legislativa por esta homenagem, e em especial, ao meu esposo, deputado Jeferson Andrade. Ele sempre esteve ao meu lado. Seu apoio, sua escuta e seu compromisso com a valorização das mulheres em nossa sociedade fizeram e fazem diferença na minha caminhada”, enfatiza Jullyana Andrade.

Deputado Georgeo Passos com a prefeita Emília Corrêa

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa disse ser sempre muito importante a valorização de mulheres que enfrentam muitas dificuldades para ocupar espaço de poder. “Elas começam a lutar pelas suas famílias, pelos seus filhos, sua casa e leva isso para o espaço público, fazendo muito diferença onde quer que estejam. Fico muito feliz e honrada em receber uma homenagem como essa; dedico a todas as mulheres, pois cada uma tem uma história incrível de luta, de batalha, de vitória e de não desistir; seja anônima, seja pública. Agradeço ao deputado Georgeo Passos, que enxergou em mim essa honraria, quem uma carreira que diz muito sobre ele e à conselheira Susana Azevedo por ter criado essa honraria, quando deputada estadual”, afirma.

A presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), a desembargadora Iolanda Guimarães destacou a homenagem. “Fiquei muito feliz com esse reconhecimento, com essa honraria em razão da Medalha Quintina Diniz, a primeira deputada estadual, uma pessoa que teve a sua luta política, engajamento social e receber essa honraria é realmente motivo de orgulho como mulher, como presidente do Tribunal de Justiça. Ter esse mérito reconhecido por essa Casa Legislativa por intermédio do deputado Marcelo Sobral, é muita honra e felicidade”, afirma.

A servidora Izabel de Gois falou sobre a importância de receber a medalha. “Um momento importantíssimo por homenagear mulheres guerreiras que se dedicam à família, ao trabalho e à sociedade, mas pra mim o mais importante de tudo foi ser indicada pelo meu patrão, o deputado Luciano bispo, que mesmo tendo tantas mulheres importantes na vida dele, me escolheu para receber essa homenagem me deixando muito feliz, assim como todas as mulheres que estão recebendo essa medalha. Nós somos mulheres guerreiras”, celebra.

Deputada Linda Brasil com a marisqueira Geonisia Vieira

A diretora da Escola do Legislativo, Telma Pimentel afirmou ter ficado surpresa com a indicação do esposo. “Isso muito me honra porque receber uma medalha dessa que tem o nome da primeira deputada, Quintina Diniz, uma mulher de atitude e posições além do seu tempo. Se hoje é difícil para as mulheres, imagine quantas batalhas ela teve que superar para criar uma escola só para mulheres e se eleger deputada estadual. Estou muito emocionada e fiquei surpresa por ter sido indicada por meu esposo, o deputado Luciano Pimentel. Fiquei muito feliz porque essa medalha não é apenas indicar para receber, existem critérios mostrando que a pessoa é merecedora, é saber que em algum momento você contribuiu com o seu trabalho para o desenvolvimento do estado”, destaca.

A marisqueira Geonisia Vieira Dias falou sobre sua alegria em ser homenageada pela deputada Linda Brasil. “Ela é uma companheira nesse movimento nosso e para mim foi uma alegria poder ser indicada para estar aqui hoje recebendo essa medalha tão importante, por uma deputada que olha para as mulheres, principalmente as mulheres das águas e está sendo lutando por nós. Estou tremendo de emoção e de alegria por representar as mulheres do nosso rio e das nossas matas. Esse é um momento maravilhoso”, entende.

Para a médica e ex-vereadora de Aracaju, Jane Melo complementou: “É mesmo muita alegria, pois a gente se sente feliz e honrada com essa medalha; inclusive porque tem muitos professores e Quintina Diniz era uma professora. Agradeço ao deputado Garibalde Mendonça pela indicação”.

Medalha

Deputado Luciano Pimentel com a esposa e diretora da Elese, Telma Pimentel

A Medalha Deputada Quintina Diniz homenageia mulheres que, pela sua destacada atuação familiar, profissional, política ou social, especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina, tenham-se tornado merecedoras do reconhecimento público da Assembléia Legislativa. 

De acordo com a Resolução, deve ser realizada preferencialmente, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, e do Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril. E deve ser de forma circular, banhada a ouro, com 50 milímetros de diâmetro.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Fonte: Por Aldaci de Souza