Na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizada nesta terça-feira (6), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) abordou temas centrais de interesse público, destacando a transição dos serviços de abastecimento de água para a empresa Iguá Saneamento, a necessidade de avanço de Projetos legislativos paralisados, e reforçando seu apoio à causa do autismo e da proteção animal.

Abastecimento de água e a responsabilidade da Iguá Saneamento

Georgeo iniciou sua fala comentando a recente mudança na gestão do abastecimento de água em Sergipe. Desde o dia 1º de maio, a empresa privada Iguá Saneamento assumiu oficialmente os serviços, anteriormente sob responsabilidade da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

“É lógico que continuam ainda as reclamações em determinadas localidades pela falta de água. Esperamos que agora, como o governo fez todas as suas apostas na venda da Deso para melhorar o serviço, esse serviço realmente funcione.”

O parlamentar expressou preocupação com localidades do interior que ainda dependem de abastecimento por carro-pipa e defendeu que a nova empresa solucione essas demandas. Ele também destacou a importância de manter uma comunicação eficiente entre a empresa e o parlamento:

“Não sei como vai ser a comunicação agora da Iguá com o Parlamento Sergipano. É necessário que haja uma boa interlocução. Mesmo com críticas à Deso, sempre que precisávamos de uma explicação, tínhamos uma resposta.”

Georgeo informou que a Iguá disponibilizou atendimento por telefone e WhatsApp, além de parcerias com os Correios para atendimento presencial em agências do interior. No entanto, ele questionou a eficácia dessas medidas:

“Não sei se só isso será suficiente para que a população tenha um melhor abastecimento. Por isso, a Agrese (Agência Reguladora) tem que ficar em cima.”

Apesar de ter votado contra a concessão da Deso, o parlamentar afirmou torcer para que a Iguá tenha êxito:

“Sob pena de termos tarifas mais caras, falta de abastecimento e sem saber a quem recorrer. Espero que a Iguá funcione.”

Fogos de artifício sem estampido

Na sequência, o deputado cobrou o avanço do Projeto de Lei nº 406/2023, de sua autoria, que propõe a proibição a soltura, a comercialização, o armazenamento e o transporte de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Sergipe, como forma de proteção a pessoas com autismo, idosos e animais.

“Esse Projeto foi aprovado na CCJ, mas não avançou para outras comissões. Já tivemos audiência com os produtores de fogos e buscamos alternativas viáveis. O projeto está maduro para vir ao plenário.”

Georgeo citou outras iniciativas semelhantes, como a do vereador Breno Garibaldi, em Aracaju, e a Lei aprovada em Itabaiana. Ele aproveitou para pedir apoio da deputada Kitty Lima, vice-líder do governo, para interceder pelo Projeto junto à liderança do governo na Casa.

Durante o pronunciamento, foi exibido um vídeo do jovem Emanuel, defensor da causa, reforçando o apelo aos parlamentares:

“Falo representando nós, autistas, idosos e também pelos animais, que sofremos muito com o barulho. Peço que esse Projeto seja aprovado”, (Trecho da fala do jovem Emmanuel)

Críticas ao ritmo da tramitação de Projetos da Casa

O deputado também teceu críticas à lentidão da tramitação de Projetos de autoria parlamentar na Alese, em contraste com a agilidade dos Projetos enviados pelo Poder Executivo:

“Muitas vezes nos reunimos para votar Projetos do Executivo. Ontem mesmo vi o assessor do governo chegando com cinco novos Projetos. E os nossos, de 2023, 2024, 2025, seguem parados.”

Georgeo sugeriu que a Casa organize uma pauta exclusiva para votação de Projetos dos deputados, a fim de mostrar à sociedade o trabalho do Legislativo:

“Temos Projetos importantes, não só meus, mas de todos os colegas. É preciso dar andamento para que possamos cumprir nosso papel.”

Homenagem à servidora Eliane

Ao final de sua fala, Georgeo Passos parabenizou a servidora da Alese, Eliane, pelo seu aniversário, destacando sua dedicação no atendimento aos parlamentares e servidores:

“Muitos anos de vida, muita saúde, muita paz. Eliane é uma das pessoas que mais cuida da gente aqui na Assembleia”, concluiu.

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese