
Estudantes de Indiaroba participam do Projeto ´Visita à Casa do Povo´
Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) recebeu mais uma edição do Projeto “Visita à Casa do Povo”.
A iniciativa busca aproximar os jovens do funcionamento do Poder Legislativo e promover a educação para a cidadania por meio de experiências práticas e visitas guiadas. Desta vez, participaram duas turmas da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, do município de Indiaroba, totalizando 69 estudantes acompanhados por três professores.
O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo “Deputado João de Seixas Dória”. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Alese, visitando o Plenária e a Sala das Comissões, sendo apresentados à estrutura organizacional da Casa e as dependências da Escola do Legislativo, além das atribuições dos parlamentares e à importância da participação popular na construção de políticas públicas.
Coordenador de Projetos Especiais, Evaldo Campos.
A atividade é uma vivência enriquecedora para despertar o interesse dos jovens pela política, pelo serviço público e pelo papel de cada cidadão na democracia.
“É a partir daqui que a gente traz o jovem para, de fato, adentrar nesse mundo legislativo. Esses meninos, se talvez anseiam para as suas vidas, serão preparados para serem os futuros vereadores de seu município, os futuros prefeitos. E amanhã, com a experiência que eles vão adquirir do dia a dia, eles serão a otimização na composição da Assembleia Legislativa do Estado, ou irão compor a representação federal de Sergipe no Congresso. Então, eu acho que é uma semente que está sendo lançada, mas tem que ser lançada com amor. Nada que se faz sem amor vai para frente, faz sucesso. Amor e, sobretudo, alertando a criança de hoje que o seu dever é com toda a sociedade, é com ele próprio. Por isso, honradez, seriedade, competência e dedicação em tudo o que ele quiser”, destacou o coordenador de Projetos Especiais da Elese, Evaldo Campos.
A professora de Biologia, Luciana Xavier, entendeu a visita como de suma importância para que os estudantes pudessem conhecer o papel deles enquanto cidadãos, e especialmente o papel dos nossos parlamentares.
Professora Luciana Xavier
“Trazê-los aqui foi essencial para que eles criem esse hábito de conhecer, de saber até onde eles podem falar, qual o poder de fala do cidadão dentro da Assembleia. Muitos deles sequer conheciam o nosso Legislativo Municipal, que ainda está na nossa programação. Mas sobre este dia de hoje, não temos palavras para definir o quanto isso vai somar com o futuro desses meninos. Temos aqui alunos e alunas que estão entrando na idade do voto, na próxima eleição muitos deles estarão votando, então é muito importante porque, a partir do momento que eles estão aqui, eles vão ver o que é que um deputado faz dentro da Assembleia, o que é debatido, então foi maravilhosa essa visita”, definiu a professora.
O aluno Davi Emanuel Santos considerou a experiência nova e enriquecedora. Ele diz ter um conhecimento limitado sobre o papel dos deputados, mas reconhece a importância da política e da criação de leis. A visita despertou interesse em participar mais da vida pública da sua comunidade. Atualmente, Davi é vice-presidente do Grêmio Estudantil em sua escola e já começa a desenvolver sua atuação cidadã através de projetos. Ele vê com bons olhos a possibilidade de um futuro envolvimento maior na política.
Transcrevemos abaixo uma breve entrevista com ele.
Davi, como foi conhecer a Casa do Povo, a nossa Assembleia Legislativa?
Foi algo novo para mim. Foi uma grata oportunidade organizada e proporcionada pelos professores Luciana, Célio e também com o apoio do diretor Jadson. Estou feliz por conhecer esse espaço.
Davi Emanuel Santos
Você conhece o papel dos deputados estaduais?
Um pouco. Já escutei e pesquisei por cima, mas não sei explicar com clareza.
Você acha que essa visita vai acrescentar algo na sua vida como cidadão?
Sim, porque a Casa Legislativa é onde se criam as leis que regulam a vida em sociedade. Conhecer isso me ajuda a entender melhor meu papel como cidadão.
Você acha que para ser deputado é preciso muito estudo?
Sim, porque é necessário ter conhecimento para criar leis e entender as demandas da sociedade. É preciso estar sempre atualizado.
Essa visita despertou em você o interesse por participar da política?
Quem sabe! Se for da vontade da vida, posso ser um político no futuro. Gosto de acompanhar novidades, projetos e leis. Talvez eu possa contribuir para melhorar a sociedade.
E como você participa da política na escola?
Sou vice-presidente do Grêmio Estudantil “Geração Ativa”. É meu primeiro ano e estou começando a representar os alunos. É algo novo, mas já pensamos em projetos, principalmente voltados para a melhoria da estrutura física da escola.
Obrigado e boa sorte!
Professor Carlos Vinícius
O professor e coordenador pedagógico da Elese, Carlos Vinícius, destacou outros programas voltados para a educação cidadã.
“Além da ´Visita à Casa do Povo´, temos o projeto ´Encontro com o Autor Sergipano´, que é uma forma muito interessante de aproximar o público com nossos escritores. Nesta oportunidade o(a) autor(a) atua como professor(a), pois passa o conhecimento dele, a forma como ele constrói um livro, isso é muito enriquecedor e normalmente é feito em forma de roda de diálogo, então isso permite um contato muito próximo. E o outro é o projeto ´Quintas Negras´, que realizamos em uma quinta-feira do mês, e é mais um projeto maravilhoso, porque trabalha a temática do racismo, das dificuldades do povo negro, da nossa história brasileira, da nossa história de Sergipe, que às vezes passa batido, não é contado. Em ambos os projetos, nós também trazemos as escolas, da rede pública ou privada, então temos encontros entre estudantes que terão oportunidade de ouvir gente capacitada, gente da universidade, gente que trabalha em cima desse tipo de temática, portanto é sempre muito enriquecedor” pontuou, Carlos Vinicius.
Fotos: Joel Luíz / Agência de Notícias Alese