Lei nº 8.559/2019, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) institui no estado, a Semana de Conscientização Sobre Cuidados no Manuseio de Fogos de Artifício, devendo ser realizada na última quinzena do mês de maio, incluindo-a no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. A autoria é da então depurada Maria Mendonça.

De acordo com o texto da lei,  a Semana de Conscientização Sobre Cuidados no Manuseio de Fogos de Artifício tem por finalidade incentivar a população a refletir sobre os problemas causados pelo mau uso de fogos de artificio para a saúde daqueles que os utilizam, especialmente crianças e adolescentes.

No período, o Poder Executivo pode promover campanhas de conscientização, orientação, sensibilização e publicidade acerca do tema com palestras de especialistas em fogos de artifícios e de especialistas no tratamento de queimaduras causadas pela explosão dos fogos, objetivando a prevenção de acidentes.

Ocorrências

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, mostram que na primeira quinzena de junho de 2024, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) registrou 17 pacientes no pronto-socorro, com algum tipo de queimadura por fogos de artifício, substâncias químicas e líquidos ferventes. 

De janeiro a maio de 2024, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Huse atendeu 77 pacientes, um aumento de mais de 10% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram mais de 170 admissões e 12 óbitos.  A UTQ conta com 14 leitos, entre adultos e infantis.

O alerta de especialistas é de que aproxima-se o período junino e as pessoas precisam ter atenção e cuidados ao manusear fogos de artifício para evitar acidentes, principalmente com crianças e adolescentes. Em caso de queimadura, a orientação é buscar atendimento médico imediato. Os primeiros socorros podem iniciar imediatamente, lavando a área queimada com água corrente fria e aplicar compressas também frias.

Foto: Divulgação Secretaria de Saúde/Sergipe