
Kitty Lima defende instituição do ´Maio Amarelo Animal´
Durante seu pronunciamento na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), desta quinta-feira (15), a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) destacou importantes avanços nas áreas de esporte e educação, e fez um apelo contundente pela responsabilização de autoridades diante de recentes casos de maus-tratos e mortes de animais no Estado, sobretudo no trânsito.
Na abertura de sua fala, a parlamentar celebrou o lançamento do site do “Bolsa Atleta Estadual”, iniciativa da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, em parceria com a Emgetis. O novo portal visa garantir mais transparência e facilitar o acesso às informações sobre o programa. A deputada celebrou a iniciativa como uma forma de valorização de atletas, paraatletas e desportistas de alto rendimento.
Também foi ressaltada a publicação do edital da segunda edição do programa “Sergipe no Mundo”, que oferece 100 vagas de intercâmbio internacional a estudantes da rede pública estadual, com destinos como Canadá, Irlanda, França e Estados Unidos. Segundo a parlamentar, o programa representa uma “porta aberta para o futuro” para jovens entre 14 e 17 anos.
“São políticas públicas que valorizam pessoas e abrem caminhos para o futuro, com critérios justos e oportunidades reais para a juventude sergipana”, afirmou a deputada.
No mesmo pronunciamento, Kitty Lima reiterou seu compromisso com a luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+, em alusão ao Dia Nacional do Orgulho de Ser Trans e Travesti, celebrado nesta quinta-feira, colocando seu mandato à disposição para fortalecer ações de inclusão e respeito à diversidade.
“Reafirmo meu apoio e me coloco à disposição. Vocês sabem que aqui têm mais uma parceira para o que precisarem”, afirmou.
Mortes de animais por eletrocussão e no trânsito
As principais pautas abordadas, no entanto, foram sobre denúncias de casos recentes de mortes de animais por eletrocussão, decorrentes de fiações irregulares ou mal conservadas, a exemplo da morte de três cavalos em Nossa Senhora da Glória e do choque sofrido por um cachorro em Laranjeiras ocorrido na feira livre daquele município.
“Esses casos têm algo em comum: a omissão. Fios expostos, má manutenção e ausência de fiscalização. Não é porque foram animais que devemos ignorar. A vida deles importa”, pontuou.
O mandato da parlamentar encaminhou ofício à Prefeitura de Laranjeiras cobrando providências imediatas quanto à segurança elétrica em áreas públicas.
Trânsito e maus-tratos
A deputada também relacionou os casos à campanha “Maio Amarelo”, voltada para a segurança no trânsito, propondo sua ampliação para incluir a proteção animal:
“Eu freio para todas as formas de vida. Quando falamos de trânsito, sempre pensamos em carros e pessoas. Mas e os animais? Eles também morrem nessas ruas.”
Kitty Lima também mencionou um acidente ocorrido em Ribeirópolis, envolvendo uma carroça e um carro de passeio, e voltou a defender alternativas sustentáveis para famílias que ainda dependem da tração animal, ressaltando a necessidade de políticas públicas integradas que protejam tanto os animais quanto os trabalhadores.
Outro episódio citado foi o atropelamento de um gato em Nossa Senhora do Socorro. A ação foi registrada por câmeras de monitoramento e, segundo a deputada, com indícios de intencionalidade, o que levou à atuação imediata da Secretaria Especial da Promoção e Defesa dos Direitos dos Animais (SEPDAM) e à instauração de inquérito policial. O autor foi identificado e indiciado.
“Maio Amarelo Animal”
Como resposta a esses episódios, a deputada informou que protocolou um Projeto de Lei que propõe a criação do “Maio Amarelo Animal”, campanha de conscientização voltada à segurança no trânsito com foco na proteção da vida animal, além da criação de um canal oficial de denúncias de crimes contra animais.
“Queremos mais do que lamentações. Queremos mudança. Que voltemos a discussão do uso de tração animal com responsabilidade social. Que se invista em campanhas educativas. Os municípios precisam agir e estamos à disposição para construir soluções juntos. Nosso mandato seguirá firme na fiscalização e na defesa da vida, em todas as suas formas”, finalizou.
Foto: Joel Luíz / Agência de Notícias Alese