A busca de financiamentos junto ao Banco do Estado de Sergipe (Banese) para agricultadores sergipanos foi debatida na Sessão Plenária desta quinta-feira (12).

Deputado Georgeo Passos

“Recebemos a informação de que diversos agricultores que querem plantar milho no estado de Sergipe e que encaminharam propostas para buscar financiamentos, não estão conseguindo ter uma resposta positiva. Quem é da área sabe que tem um prazo para receber o recurso de investir, plantar para dar tempo de colher ainda esse ano. A gente faz aqui um apelo ao presidente Marco Queiroz e à bancada do governo aqui na Alese para que possam verificar o que está acontecendo, pois são milhares de produtores rurais que estão tentando ter acesso ao financiamento pelo Banese, que faz uma propaganda muito grande que está ajudando ao homem do campo e ao agro, mas diversas propostas não estão tendo respostas por parte do banco”, lamenta o deputado Georgeo Passos (Cidadania), alegando estar preocupado com os possíveis prejuízos.

Segundo o deputado Adailton Martins (PSD), houveram mudanças nas regras do agro para o Plano Safra 2024/2025.

“Teve uma produção dos agricultores para o  Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aliado ao fato de o Banese aliado ao fato de ser o único banco que recebeu propostas após maio de 2025, levaram a um grande montante de processos em análise. O Banese informa que já contratou até o dia 10 de junho, 96,4 milhões de reais em custeio para o milho; então o Banese continua trabalhando”, informa acrescentando que já foram liberados mais de 700 contratos.

Sementes do Futuro

Deputado Adailton Martins

De acordo com o líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, o Governo do Estado desenvolve o Programa Sementes do Futuro.

“Um programa que mais do que vai desenvolver a agricultura do nosso estado, garante a base do sustento do agricultor familiar que vive do seu trabalho no campo. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2023 e 2025, foram investidos  por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, cerca de 13 milhões de reais em 980 toneladas de milho e arroz distribuídos em 60 municípios, beneficiando  22 duas mil famílias em 60 municípios. Houve uma grande migração de produtores para o Pronaf, onde foram alteradas as normas do Plano Safra. Mesmo diante desse cenário, o nosso Banese foi o único banco que recebeu propostas até o mês de maio deste ano, sem contar com o número de processos em análise. O Banese tem trabalhado para que todos os contratos tenham retorno possibilitando a contratação ainda no ano safra atual e já contratou cerca de 96 milhões e meio de reais”, reitera convidando os colegas para a distribuição nesta sexta-feira (13), de sementes de arroz no município de Ilha das Flores.

O deputado Marcelo Sobral (União Brasil) também lembrou que houveram mudanças no programa de financiamento do Governo Federal.

Deputado Cristiano Cavalcante

“A gente sabe que isso dificultou o processo para os agricultores adquirirem e hoje em dia é mais fácil adquirir financiamentos no Banese; é menos burocrático do que em outros a exemplo do Banco do Brasil e outras instituições federais. Devido à grande procura,  tenho certeza que a demanda foi acima do esperado e os diretores vêm se empenhando mais para dar celeridade. Isso mostra que o Banese é um banco que está melhorando à cada dia mais, prestando serviços de qualidade”, enfatiza. 

 

 

 

 

 

Deputado Marcelo Sobral

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese