
ASMP realiza entrega de doação ao Projeto Recriarte
A Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), através do projeto Mãos Dadas, mais uma vez dá as mãos ao projeto social Recriarte – que há 25 anos oferece reforço criativo escolar, atividades socioeducativas, lúdicas e culturais para crianças e adolescentes residentes no bairro Santa Maria, com o apoio do Ministério Público de Sergipe (MPSE).
O presidente da ASMP, Luis Fausto Valois, acompanhado da procuradora de Justiça, Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, realizou visita à sede do Recriarte, na manhã desta terça-feira (04), para a entrega do material escolar arrecadado entre os associados.
“Quero agradecer à atenção do presidente Dr. Luis Fausto e aos associados que atenderam a esse convite, à essa solicitação, e dizer que o material arrecadado, de ótima qualidade, foi muito bem vindo e será muito bem utilizado. Para os colegas que têm essa disponibilidade e querem contribuir com uma ação social, podem fazer isso através dessa parceria do Ministério Público, que este ano completa 25 anos atendendo crianças da região do Padre Pedro, de Santa Maria, de famílias muito carentes, que estudam na escola pública em um turno e no contraturno, frequentam o recriarte”, afirma a procuradora de Justiça.
Dra. Maria Cristina ressalta ainda sobre o papel fundamental do Recriarte na inclusão social de jovens adolescentes no mercado de trabalho, através do projeto Oportunidade Aprendiz desenvolvido pelo MPSE em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
“Muitos alunos egressos do Recriarte são encaminhados para o jovem aprendiz, outro projeto do MPSE. Então são ações que vão se entrelaçando para buscar resgatar essas crianças, para que elas tenham um futuro melhor, mais educação”, revela.
Ainda de acordo com a procuradora, quem quiser participar do projeto pode realizar doações de material didático, livros infantis, livros de boa qualidade, ao longo de todo o ano. Os interessados podem procurar a ASMP, a Divisão de Serviço Social do Ministério Público (MPSE), o Centro de Apoio Operacional (CAOp) da Infância e Adolescência e as promotorias da infância e adolescência de Aracaju.
O presidente da ASMP, Luis Fausto Valois, afirma que “é muito importante lembrar desse projeto que é realizado desde que se iniciaram os trabalhos para se extinguir o lixão do bairro Santa Maria. Precisamos manter e prestar todo o nosso apoio ao trabalho social que é desenvolvido pelo Ministério Público – de educação, reforço escolar e assistência social para a comunidade do Morro do Avião, do bairro Santa Maria e adjacências, com tanto carinho e atenção.
Sobre o Recriarte
Vinculado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), o Recriarte oferece reforço criativo escolar, atividades socioeducativas, lúdicas e culturais para crianças e adolescentes residentes no bairro Santa Maria, em parceria com o Ministério Público de Sergipe (MPSE). Há 25 anos, o projeto constitui uma alternativa de resgate social das crianças e adolescentes do Bairro Santa Maria, oferecendo reforço escolar e vivências de valores sociais e éticos.
A iniciativa, fruto do projeto “Lixo e Cidadania em Sergipe”, visa a melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade e promove a inclusão social de meninos e meninas. Atualmente, o Recriarte atende anualmente aproximadamente 100 crianças e adolescentes e desenvolve atividades de Reforço Escolar, Práticas Lúdicas e Esportivas, Dinâmicas de Integração Social, Dramatização e Resgate das Tradições Culturais. A participação no Projeto exige a matrícula e frequência escolar.