Presidente do TJ assume governo de Sergipe até o dia 5 de setembro
O governador do estado, Fábio Mitidieri (PSD), transmitiu o cargo, no fim da tarde desta terça-feira (29), para o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Ricardo Múcio de Abreu. A solenidade aconteceu no Palácio-Museu Olímpio Campos, no Centro da capital.
O desembargador Ricardo Múcio ficará à frente do governo de Sergipe até o dia 5 de setembro, período em que o governador, acompanhado pelo vice-governador, Zezinho Sobral, e o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade, estarão em missão oficial em Washington, nos Estados Unidos.
A comissão sergipana vai participar do evento ‘Lide Brazil Development Fórum 2023’ e de reuniões com diretores do Banco Mundial e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apresentação de potencialidades e demandas do estado.
A substituição temporária é prevista no artigo 78 da Constituição Estadual de Sergipe. Em caso de impedimento do governador e do vice-governador ou de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da governadoria o presidente da Assembleia Legislativa e o presidente do Tribunal de Justiça.
Durante a solenidade, o presidente do TJ falou da função institucional de assumir o estado e citou a coincidência de repetir uma ação realizada por seu pai. "Vinte e nove anos atrás, nessa mesma situação o meu pai, o desembargador Aloísio Abreu, tomava posse como governador", disse.
Outros presidentes do TJSE no governo
Segundo o TJ, os desembargadores que ocuparam, anteriormente, o cargo de chefe do Poder Executivo de Sergipe são: Hunald Santaflor Cardoso (11/1945), Belmiro da Silveira Góes (13 a 19/10/1964 e 12/1966), Aloísio de Abreu Lima ( 11/04 e 9 a 14/09/1994), Epaminondas Silva de Andrade Lima (29 de maio a 8 de junho de 1998), Manuel Pascoal Nabuco D’ávila (05/2004), José Artêmio Barreto (4 a 11 de janeiro de 2008) e Cezário Siqueira Neto (30 de maio a 4 de junho de 201
Foto: Reprodução