Governo de Sergipe fará processo seletivo para cursos profissionalizantes de nível médio
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), prepara um processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas em cursos técnicos de nível médio na forma subsequente, ou seja, para os candidatos que concluíram o ensino médio. O processo seletivo faz parte do Programa Educação Profissional e Tecnológica de Sergipe (ProTec/SE).
Sancionado pelo governador Fábio Mitidieri, o ProTec/SE foi criado com o objetivo de incentivar a inserção do estudante no mercado de trabalho por meio da educação técnica de qualidade. Para isso, o projeto promove a ampliação de vagas de educação profissional e tecnológica voltadas para jovens e adultos que compõem a Rede Pública de Ensino de Sergipe após a conclusão do ensino médio.
Vagas para cursos
São previstas mais de 1.850 vagas em 30 cursos profissionalizantes, distribuídos em 13 municípios sergipanos. O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destaca que a disponibilidade de cursos técnicos durante o período em que os alunos concluem o ensino médio é mais uma oportunidade de qualificação e preparação para o mercado de trabalho.
“Sempre é tempo de realizar os objetivos e abrir os caminhos para que os alunos acessem uma capacitação técnica de qualidade, de acordo com os arranjos produtivos de cada região, permitindo que eles cheguem preparados para os desafios do mercado de trabalho”, enfatiza o gestor da Educação Estadual.
Edital
O edital será publicado nos próximos dias, após processo interno de ajustes de calendários e definição de quantidade de vagas, explica a coordenadora pedagógica do Serviço de Educação Profissional e Tecnológica (Sepro/Seduc), Daniele de Melo Andrade.
“Estamos divulgando previamente para que os alunos da rede, ou aqueles que têm interesse em participar do processo seletivo e que já tenham concluído o ensino médio, possam se preparar e reunir os documentos, e então ficarem atentos às datas para preencherem a ficha de cadastro”, destaca a coordenadora pedagógica.
Definição de cursos
A professora Daniele de Melo ressalta ainda que a disponibilidade de cursos profissionalizantes é baseada em pesquisas prévias e estudos de viabilidade, com o objetivo de verificar os arranjos produtivos e econômicos de cada região. Alguns exemplos são a oferta de cursos relacionados à indústria e geração de energia para a região de Nossa Senhora do Socorro, e a oferta de cursos voltados às áreas agropecuaristas para a população do Alto Sertão sergipano.
“Estamos abrindo ou mantendo vagas em centros profissionalizantes, e incentivando polos municipais a criarem centros de educação destinados a toda a região e que tenham a ver com a cultura local”, disse a coordenadora pedagógica do Serviço de Educação Profissional e Tecnológica (Sepro/Seduc), Daniele de Melo Andrade.
Inscrição
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos; ter concluído o Ensino Médio; ter disponibilidade de frequentar as aulas presenciais no turno selecionado e nos sábados letivos de reposição ou complementação de carga horária; apresentar histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.
O calendário de inscrição para o processo seletivo ocorrerá em três fases: a primeira fase é o preenchimento da ficha no Portal da Matrícula - matricula.seduc.se.gov.br (cadastro); a segunda fase é a efetivação da matrícula com a entrega do comprovante de inscrição on-line, em envelope, na instituição educacional que ofertará o curso escolhido, juntamente com documentos comprobatórios necessários para composição da lista de classificação; e, por fim, a terceira fase é a efetivação da matrícula com a entrega da comprovação de conclusão do ensino médio e histórico escolar.
Veja a lista de cursos a serem ofertados por município:
Aracaju: Técnico em Agente Comunitário de Saúde; Técnico em Redes de Computadores; Técnico em Nutrição e Dietética; Técnico em Secretaria Escolar; Técnico em Cuidados de Idosos.
Boquim: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Multimídia.
Itabaianinha: Técnico em Modelagem do Vestuário.
Umbaúba: Técnico em Informática.
Simão Dias: Técnico em Redes de Computadores; Técnico em Comércio; Técnico em Segurança do Trabalho.
Tobias Barreto: Técnico em Refrigeração e Climatização.
Poço Verde: Técnico em Redes de Computadores.
Carmópolis: Técnico em Edificações; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Petróleo de Gás; Técnico em Segurança do Trabalho.
Neópolis: Técnico em Administração; Técnico em Nutrição e Dietética; Técnico em Alimentos; Técnico em Segurança do Trabalho.
Propriá: Técnico em Administração; Técnico em Redes de Computadores.
Japoatã: Técnico em Agroecologia.
Nossa Senhora do Socorro: Técnico em Sistemas de Energias Renováveis.
Poço Redondo: Técnico em Agropecuária; Técnico em Agroecologia; Técnico em Nutrição e Dietética.