Conhecida como a capital da moda e pelo elevado potencial no setor de confecções do sul sergipano, o município de Itabaianinha sediou, nesta sexta-feira, 28, a 8ª edição do Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’. Entre os mais de 100 serviços públicos e gratuitos ofertados durante o evento, a população contou com a oferta de vagas de emprego captadas pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), setor vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), além de serviços no âmbito do trabalho e da comercialização de comidas, artesanatos e confecções produzidas por itabaianinhenses. 

O evento conta com toda a estrutura de secretarias, órgãos e autarquias do Governo do Estado, a fim de ampliar as oportunidades para os sergipanos, viabilizar e descentralizar serviços públicos concentrados na capital. A cada edição, a Seteem, por intermédio do NAT, tem realizado captações de vagas de emprego nos municípios que sediarão a ação para posterior oferta durante o ‘Sergipe é aqui’. Dessa vez, não foi diferente. Vagas para costureiro, vendedor, fotógrafo, social media e modelista estão entre as oportunidades abertas e demandadas por empregadores locais cadastrados no Núcleo. 

“Com a captação de vagas intermediada pelo NAT, fortalecemos o compromisso do Governo do Estado e fomentamos a geração de emprego e de desenvolvimento da economia de toda a cidade e região”, disse o secretário executivo da Seteem, Rafael Melo. 

Orientações sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital; cadastro de empregadores para captação de vagas; cadastro e atualização de cadastro de trabalhadores em busca de emprego; cadastro para recebimento do seguro-desemprego; e atendimento para confecção da carteira de artesãos foram alguns dos serviços disponibilizados pela pasta. 

Na ocasião, também ocorreu a assinatura do termo de adesão à consultoria do ‘Inova Moda Digital’, projeto promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e incorporado ao Cinturão de Confecções, intermediado pela Seteem. 

A ação acontece após palestras realizadas pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), unidade nacional do Senai, nos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto, no início de julho. Na oportunidade, empresas participantes puderam realizar o demonstrativo de interesse para recebimento de consultorias gratuitas no âmbito da moda e das confecções.

Do total de 40 empresas cadastradas, 20 são de Itabaianinha e as outras 20 são de Tobias Barreto - município do centro-sul sergipano também referência no setor têxtil e de confecções do estado. Os empresários podem acessar os materiais da consultoria do ‘Inova Moda Digital’ em formato híbrido, além de acessar cursos Lean Design, com foco no desenvolvimento de produtos, e em Lean Manufacturing, direcionado aos processos produtivos.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, a assinatura dos termos de adesão ao ‘Inova Moda Digital’ fortalece o compromisso da gestão estadual para fomento da empregabilidade em Sergipe. Ele ressalta que um diagnóstico sobre a cadeia produtiva do sul e centro-sul do estado está sendo elaborado, com entrega prevista até o fim deste ano. O objetivo é analisar o cenário e realizar ações e políticas públicas direcionadas para alavancar os potenciais já existentes nessas regiões e agregar valores de moda, de design, de qualidade dos produtos e de abertura de novos mercados. 

“Enquanto o diagnóstico que irá nortear todas as ações é realizado, nós estamos atuando ouvindo a sociedade, ouvindo os empresários, as entidades representativas de classe e ofertando cursos de qualificação para as vagas que já existem e as vagas futuras que serão criadas desse ambiente; com um olhar social, olhando pra necessidade da população e olhando, principalmente, para a demanda do mercado, para que essa necessidade social ela seja resolvida com a geração do emprego, com a geração de renda e mais dignidade para a população da região”, afirma o secretário.  

Ainda segundo Teles, a perspectiva é construir uma ação integrada a outras instituições, a exemplo do Senai, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de entidades representativas de classe. “Para que todo mundo caminhe numa só direção com esse diagnóstico, estabelecendo os objetivos que precisamos alcançar e acompanhando o cumprimento desses objetivos, com a finalidade de que nós possamos criar, a exemplo do que já existe em outros estados, um grande polo de moda e de confecção que vai abastecer o mercado sergipano, o mercado nacional e, quem sabe, em um segundo momento, internacional”, finaliza. 

Exposição, comercialização e renda extra

A comerciante e confeiteira Edvalda Pereira, residente no município de Itabaianinha, levou diversas comidas para comercialização no evento do ‘Sergipe é aqui’, realizado no Centro de Excelência Joaldo Lima de Carvalho. Ela conta que ficou surpresa quando recebeu o convite para participar, e feliz com a oportunidade de ter uma renda extra. “Fiquei supresa e ansiosa, né? Muita expectativa em cima do trabalho e eu sou a líder da barraca. Mas não posso desistir, né? Meu sonho é ser confeiteira. A gente está querendo botar nossa confeitaria aqui em Itabaianinha”, conta. 

Quem também comercializou seus produtos foi a empresária Adevânia Almeida. Feliz, ela conta que iniciou há pouco no ramo de confecção no polo de moda da cidade, e aproveitou o evento para mostrar suas peças e fabricações. “Eu trabalho com a fabricação de t-shirts com frases bíblicas, trabalho com a malha de algodão. Como a gente está iniciando, é uma oportunidade única. Todas oportunidades que tiverem, a gente tem que aproveitar pra mostrar nossos produtos”, ressaltou. 

Zé Raimundo, artesão itabaianinhense, levou seus trabalhos em barro para exposição e comercialização no espaço. Ele conta que aprendeu a técnica com o próprio pai e, assim, também repassa os ensinamentos para o seu filho. “O Governo do Estado e vocês [Seteem] estão de parabéns, entendeu? Porque [artesanato] é uma coisa que muitas cidades têm, mas é bom divulgar de cada cidade os produtos que fazem”, disse ele, enquanto manuseava o barro para uma nova produção artesanal. 

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