Deputados destacam acordo proposto pela PGR em ação contra André Moura
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Garibalde Mendonça (PDT), usou a Tribuna para registrar o acordo proposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que prevê a possibilidade de elegibilidade do ex-deputado federal por Sergipe, André Moura (União Brasil).
Na oportunidade da fala, o deputado Garibalde fez menção ao ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), Reinaldo Moura, (in memoriam). O parlamentar frisou que se Reinaldo Moura vivo estivess3e, estaria emocionado com a decisão. “Ele estaria com a sua emoção à flor da pele pela decisão favorável ao seu filho, ainda mais na semana em que comemoramos o Dia dos Pais”, disse.
Quanto ao STF aceitar o acordo que extingue pena de prisão contra André Moura – réu no STF em três processos por peculato e desvio de recursos públicos – , Garibalde Mendonça destacou que “o ex-deputado federal André Moura é uma marca a ser alcançada, quando se trata de captação de recursos e investimentos para todo o Estado”. Ele acrescenta ainda que, “apesar de toda essa perturbação processual, não se abateu, e se manteve focado nas demandas que beneficiam os diversos setores do estado”, afirmou, ao tempo em que comemorou o resultado do processo judicial: “Que essa vitória traga ainda mais benefícios para o povo de Sergipe”.
A vitória judicial do ex-deputado André Moura também foi parabenizada por demais deputados da Casa: Manuel Marcos (PSD), Ibrain Valmir (PV), Luciano Bispo (PSD) e Cristiano Cavalcante ( União Brasil). Os parlamentares fizeram menção aos feitos do então ex-deputado estadual Reinaldo Moura (pai de André Moura, falecido em novembro de 2021); e da Tribuna, individualmente, os deputados comemoraram a vitória judicial do ex-deputado federal André Moura.
Moura foi deputado federal entre 2011 e 2018. Na gestão Temer, foi líder do governo no Congresso. Em 2019, passou a integrar o governo do Rio de Janeiro, onde já foi secretário da Casa Civil e hoje é secretário extraordinário, representando o governo Cláudio Castro em Brasília.
Foto: Jadilson Simões/ Agência Alese